quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

E quando a criança gosta de brincar sozinho?

É normal que eles deixem os amigos de lado na hora da brincadeira. Desde que isso não seja a regra.

As vezes as crianças brincam um pouco juntos e depois cada um vai para um lado. Só mais tarde voltavam a se comunicar.
"Será que há alguma dificuldade de se relacionar com os amiguinhos?". Entre 2 e 3 anos a criança é egocêntrica, mas já começa a se sociabilizar. "Muitas vezes, prefere se divertir sozinha com um brinquedo ou com os personagens que ela mesma cria". "Faz parte do desenvolvimento. A responsável precisa ficar atenta se a criança sempre prefere ficar sozinho quando há companhia".

Por que a solidão?

Os momentos de isolamento podem ser motivados pela dificuldade de compartilhar algum brinquedo, entender o que o amigo quer ou assimilar as regras da brincadeira. Quando se refugia no seu mundo, a criança tem espaço para elaborar seus conflitos. Ela pode recriar situações e treinar como se comportar. A personalidade também é importante.

Crianças tímidas podem ter mais dificuldade para interagir com os amigos. Isso não quer dizer que não participem. Elas podem estar atentas, agindo como observadoras. "A falta de concentração, muito comum nessa fase, facilita que a criança abandone uma atividade em grupo com a maior naturalidade". "Quando encontram algo mais interessante, esquecem rapidamente do que estavam fazendo".

Melhor assim

Às vezes a criança pode se isolar simplesmente porque lhe parece mais prazerosa a sua brincadeira. "Na visão do adulto, a criança está sozinha, mas em sua imaginação tudo cria vida". Os momentos, nos quais a criança não está sob atividade monitorada e tem a possibilidade de brincar em seu mundo, tendem a não ser valorizados pelos adultos, que costumam preencher os dias com atividades.

Esse tempo é precioso, pois contribui para o desenvolvimento da inteligência, para a organização das idéias e para a construção do mundo interno da criança. Perto dos 4 anos, a criança naturalmente tenderá a brincar menos sozinha e buscará com o tempo, cada vez mais, a companhia do grupo.

Sempre isolados

Crianças que sempre preferem brincar sozinhas merecem um olhar mais atento dos adultos. Isso porque o processo de sociabilização é fundamental no desenvolvimento. O comportamento pode ser reflexo de um momento emocional tumultuado. Nesses casos, é bom procurar ajuda especializada.

Os filhos únicos ou as crianças que não vão à escola têm mais dificuldade de sociabilização. Por isso é bom que os pais incentivem o filho a brincar com outras crianças. Que tal convidar um amigo a ir à casa? Atividades esportivas e artísticas, em grupo, também ajudam.

Revista crescer: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI18077-15131,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.