BULLYING



Pode ser chamado de Bullying qualquer situação que envolva agressões físicas ou psicológicas constantes de um indivíduo ou grupo mais forte contra uma outra pessoa considerada mais fraca, sem que esta tenha a chance de se defender.

O uso do poder sobre o mais fraco é a principal característica do Bullying, que pode ser visto em ambientes comuns como no trabalho, entre vizinhos ou em escolas, com incidência maior entre os estudantes, principalmente na fase da pré-adolescência, na qual os jovens se unem em turmas, formadas de acordo com interesses comuns a cada integrante, que se sentem fortalecidos por essa união. Isso basta para que o poder que imaginam ter seja usado em atitudes agressivas contra outros alunos isolados do grupo.

Apelidos, insultos, humilhações e até agressões físicas são confirmadas nos casos de Bullying escolar. As vítimas na maioria das vezes sofrem com medo da violência e carregam o trauma das situações de constrangimento para o resto da vida, chegando a fase adulta com problemas de integração e relacionamento com outros indivíduos. Os autores do Bullying utilizam sua força para atacar o mais fraco, com a certeza de que este não terá coragem para reagir.

O Bullying é classificado de duas formas:

Direto, quando as vítimas são atacadas diretamente, como em situações humilhantes, com utilização de apelidos, ameaças, agressão física, roubo ou até mesmo ofensas verbais. Esse tipo de situação é registrada em maior incidência entre os meninos.
Indireto, mais frequentes entre as meninas, os casos são de Bullying indireto, quando o jovem é isolado ou tratado com indiferença.

O controle do Bullying é um desafio. É importante a participação de todos na prevenção do Bullying. Ações nas escolas que proporcionem a interação dos alunos, vigilância da qualidade de vida dos estudantes dentro e fora da escola por parte dos familiares, professores e diretores, além da disseminação do assunto para que autores, vítimas, testemunhas e sociedade em geral tenham ciência da gravidade do Bullying.

Indicadores de Bullying

Situações que podem indicar Bullying:

- Demonstrar falta de vontade de ir à escola.
- Sentir-se mal perto da hora de sair de casa.
- Pedir para trocar de escola.
- Revelar medo de ir ou voltar da escola.
- Pedir sempre para ser levado à escola.
- Mudar freqüentemente o trajeto entre a casa e a escola.
- Apresentar baixo rendimento escolar.
- Voltar da escola, repetidamente, com roupas ou livros rasgados.
- Chegar muitas vezes em casa com machucados inexplicáveis.
- Tornar-se uma pessoa fechada, arredia.
- Parecer angustiado, ansioso, deprimido.
- Apresentar manifestações de baixa auto-estima.
- Ter pesadelos freqüentes, chegando a gritar "socorro" ou "me deixa" durante o sono.
- "Perder", repetidas vezes, seus pertences, seu dinheiro.
- Pedir sempre mais dinheiro ou começar a tirar dinheiro da família.
- Evitar falar sobre o que está acontecendo, ou dar desculpas pouco convincentes para tudo.
- Tentar ou cometer suicídio.

Apresentar alguns dos sinais descritos, pode ser que a criança esteja sendo alvo de Bullying.

O que fazer?
- Tente conversar com ele sobre o assunto e, caso ele confirme sua suspeita, procure o professor e/ou a direção da escola para ajudarem a solucionar o problema.
- Não exija dele o que ele não se sinta capaz de realizar!
- Não o culpe pelo que está acontecendo!
- Elogie sua atitude de relatar o que o está atormentando!

Bullying, pode acarretar sérias conseqüências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde queda na auto-estima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.

Cartilha de Bullying: http://www.observatoriodainfancia.com.br/IMG/pdf/doc-197.pdf

Carrtilha da CNJ: http://www.cnj.jus.br/images/programas/justica-escolas/cartilha_bullying.pdf