quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Brincadeiras: 2 a 6 anos Cócegas

Não tem sensação mais gostosa do que ver os pequenos gargalhando e se contorcendo de alegria.

As cócegas, além de muito divertidas, promovem a formação de laços afetivos, já que a criança associa esse prazer com quem o está proporcionando – ‘se você me faz rir, eu gosto de você’.

Tanto que, quando a farra acaba, elas continuam procurando a mão que as fez rir, com aquela carinha de sapecas que só elas sabem fazer.

Onde será que a criança sente mais cócegas?
Na hora de brincar, vale cutucar a barriga, o pescoço, embaixo do braço, a sola do pé... Pode se descabelar, derrubar as almofadas e dar mordidinhas. Então, vamos começar a brincadeira? 1, 2, 3 e... já!!

As crianças e as brincadeiras que envolvem o toque. Brincar com o corpo faz parte da descoberta da própria identidade.


A descoberta das boas sensações proporcionadas pelo carinho dos pais começa, na verdade, logo após o nascimento. O ato de mamar, por exemplo, é uma fonte de prazer. Além do contato da boca com o peito da mãe, em geral a criança, nesse momento, também é alvo de carícias nos cabelos, na bochecha, na covinha do rosto. Esses toques são motivo de boas sensações para o bebê.

Novas sensações

Por volta dos 2 anos, já com o sistema motor mais desenvolvido, a criança passa a buscar novas sensações. Explorar o próprio corpo é a única maneira de a criança descobrir quem ela é. Logo, isso é imprescindível para o desenvolvimento da identidade pessoal.

Numa simples brincadeira de fazer cócegas, ela aprende que o toque pode causar alegria e até sofrimento, como aquela falta de ar característica depois de uma boa risada. Essa etapa de descobertas é importante para que, mais tarde, ela desenvolva o autocontrole e identifique seus limites. Conter o riso, fazer cara feia ou mesmo mandar beijos são maneiras de se expressar com o corpo em situações variadas.
Além disso, esse tipo de brincadeira também ajuda a marcar um limite nas relações da vida da criança. A criança deve se acostumar a divertir-se com cócegas ou massagens feitas por pessoas muito íntimas, em geral o pai, a mãe e tias ou tios muito chegados. Nunca deve pedir isso a estranhos. Esse é um ponto muito positivo e deve ser respeitado e estimulado.

Sexualidade

Num universo de descobertas, as mãos da criança transformam-se em sua principal ferramenta de pesquisa. Ela praticamente vê com as mãos e por isso quer tocar tudo. Isso inclui todas as partes do corpo. Nesse contexto, mexer nos órgãos sexuais é natural. Não deve, portanto, ser encarado como algo negativo. Eventualmente, a criança pode sentir prazer com isso, o que não significa que o ato seja consciente, e muito menos sensual. Isso faz parte do reconhecimento do corpo.

Revista Crescer; http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI24785-15131,00.html#


Revista Pais e Filhos http://www.revistapaisefilhos.com.br/brincadeiras-ate7/1068/cocegas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.