quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Resolução de Conflitos Criativa

As crises existenciais percorrem a nossa vida desde o nascimento, na infância, na adolescência, na juventude, na fase adulta, nos relacionamentos interpessoais, na escolha da profissão, na aposentadoria.

A falta de imaginação atua como responsável e geradora de conflitos: as partes se recusam a imaginar o que os outros podem fazer, pensar ou sentir. As pessoas agem como se desconhecessem as diferenças.


Somente escutar as pessoas não garante a sua resolução . Entender e trabalhar questões da diversidade passa a ser fundamental.

O silêncio poderá ser uma grande fonte de indicativo de conflitos, sua resolução poderá dar-se através da negociação.


Negociar é alcançar objetivos através de um acordo em situações que ocorrem pensamentos divergentes e convergentes.

A criatividade no processo de resolução de conflitos favorece a flexibilidade, oferece melhor aproveitamento da diversidade e da conciliação de situações opostas, encarando e conduzindo a negociação a favor de ambas as partes.


Ela favorece enxergar o que todos enxergam, mas visualizando coisas diferentes, transformando riscos em oportunidades, identificando algo a mais do que o cotidiano, favorecendo contornar objeções, agindo próativamente.


O conflito pode ser percebido como alguma coisa destrutivo e construtivo:


Ao se tirar proveito:

* Transformação negativos em positivos

* Tomada de decisão

* Crises e oportunidades

* Diversidade como geração de idéias

* Solução, evolução

* Fator de liderança

* Fator de negociação.



Identificando os problemas:

* Descomprometimento

* Erros e quebras excessivas

* Atrasos

* Discórdias, guerras

* Individualismo

* Problemas sem solução

* Valorização e desvalorização

* Procrastinação

* Fantasma do passado

* Carga mental

* Solidão

* Silêncio


Trabalhos que podem ser desenvolvidos nas escolas para sensibilizar alunas sobre a violencia e intolerância:

1) Símbolos de Paz


Materiais: Imagens de símbolos de paz.
Processo: Mostre aos alunos os símbolos da paz comum e discutir o seu significado. Peça-lhes para desenhar seus próprios símbolos e escrever parágrafos explicando o que eles incluíram nos símbolos e por quê.

Discussão
Quais são os símbolos utilizados?

De que outra forma as pessoas expressam sentimentos sobre a paz?

Onde você poderia usar um símbolo de paz? (Não para descaracterizar a propriedade pública)

Dê aos alunos folhas de etiquetas brancas em que a cópia de seus símbolos.



2) Relatos de testemunhas oculares

Materiais: lápis, papel

Processo:

1. Em momentos estranhos durante o dia, inesperadamente parar tudo e dizer: "por uma testemunha ocular. Consideração Time"

2. Peça a um voluntário ou dois para dar conta do que acabou de ocorrer ou que foi dito na sala. Peça outra classe membros para acrescentar ou corrigir a conta.

3. Siga o mesmo procedimento ao mostrar um filme ou película de filme de ação. Desligue o projetor e perguntar o que estava apenas em curso ou a ser dito.

Evite a tentação de usar isso como uma maneira de pegar os alunos desatentos. Em vez disso, use-o como uma espontânea e agradável exercício de uma observação cuidadosa gratificante.

3) Face to Face

Processo:

1. Atribuir parceiros e tê-los em pé ou sentar-se frente a frente. Toda a pessoa tem três minutos para descobrir e anotar cinco maneiras pelas quais ele ou ela difere do seu parceiro ou sua, e cinco características que eles têm em comum.

2. Quando três minutos até que todos os parceiros, as mudanças e repete o exercício.

3. Com toda a classe, a lista de semelhanças e diferenças típicas no tabuleiro.

Discussão:

Quais foram algumas das diferenças?

Houve semelhanças que foi junto com as diferenças (por exemplo, todo mundo tem o cabelo, mas o cabelo tem cores diferentes e texturas)?

Quais as diferenças são mais importantes? Menos importante?

Já reparou que as características físicas na maior parte?

Que outras características você pode ter notado?

Que recursos são a maioria das pessoas nasce com?

Que eles podem mudar? Como?


Tente ter jovens brainstorm listas de semelhanças físicas e diferenças.

De "Resolução de Conflitos Criativa", de William J. Kreidler
Usado com permissão de Scott, Foresman and Co. 1984

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