quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Os Bebês e a Brincadeira

Brincar de esconder e achar, além de divertido, é lúdico e estimula o desenvolvimento cognitivo da criança. “Até os 6 meses, quando tiramos um objeto da frente dela é como se o mesmo deixasse de existir. Depois dessa idade, a criança já sabe que o objeto está lá e vai procurar quando você esconder”, explica Fernando Lamano Ferreira, pediatra da Maternidade Pro Matre Paulista (SP). O conceito de permanência do objeto é reforçado quando os pais se escondem ou escondem algo e incentivam o filho a procurar e achar. Entre 6 e 18 meses, a criança está num período de descobertas, e isso atiça a curiosidade. A brincadeira também aproxima a família e estimula a autoconfiança e o vínculo entre pais e filhos. Experimente se esconder atrás das pernas do bebê enquanto troca suas fraldas: ele vai adorar! E ainda vai aprender brincando com você.


Ao nascer, o bebê não percebe que ele e a mãe são pessoas diferentes., ou seja, ele entende a mãe como uma extensão de seu corpo. O bebê também não tem ideia de que as coisas permanecem no lugar quando ele não consegue vê-las.

Por volta dos 7 meses essas noções começam a mudar, dando inicio o processo de individualização. “Nessa fase é comum a criança rejeitar o colo de outros ou pensar que a mãe deixou de existir se ela sai do seu campo de visão”. Essa “separação” deixa os bebês aflitos e inseguros, com medo de serem abandonados, um desenvolvimento psíquico que só se completará por volta dos 3 anos, coincidindo com a entrada na escola e o início da relação com os amigos.

No oitavo mês, as primeiras manifestações visíveis ocorrem quando a criança demonstra ter mais dificuldade para deixar a mãe, é a fase de angústia. Os bebês choram e rejeitam até pessoas conhecidas. Por isso, essa não costuma ser uma boa hora para deixar o filho no berçário. A adaptação tende a ser mais difícil do que quando ele tem 3 ou 4 meses e aceita os cuidados de outra pessoa.


Entre no jogo e improvise

Um jeito divertido de ensinar a criança que ficar longe de você não significa ser abandonado é o jogo do esconde-esconde.
“Ao esconder o rosto ou um brinquedo, fazendo-os aparecer em seguida, o bebê aprende que um objeto ou uma pessoa existem mesmo que estejam fora de seu campo de visão. Mais tarde, isso vai facilitar a adaptação escolar e fazer o filho entender que os pais saem para trabalhar, mas voltam para casa”, trata-se de um exercício saudável de separação. “O bebê encara a brincadeira com alegria, o que diminui seu sofrimento.”

Você deve descobrir o esconde-esconde que a criança mais gosta. A brincadeira pode ser mais legal se feita no lugar preferido da casa ou com o objeto predileto dele, por exemplo. Eis algumas sugestões clássicas para você começar a improvisação.

Cubra o rosto com uma fralda e pergunte ao bebê “cadê a fulana?” Depois de alguns segundos, puxe a fralda e apresente um belo sorriso acompanhado do “achou!” Repita algumas vezes e logo seu filho tomará a iniciativa de descobrir seu rosto.

Esconda-se atrás da cadeira,do sofá ou da porta, deixando uma perna ou um braço à mostra como pista. Pergunte novamente onde está a mamãe. Apareça de surpresa, sorrindo ou fazendo caretas. Se seu bebê já sabe engatinhar, é provável que vá ao seu encontro, seguindo a “pista”.

Brincar de esconder e achar, além de divertido, é lúdico e estimula o desenvolvimento cognitivo da criança. Até os 6 meses, quando tiramos um objeto da frente dela é como se o mesmo deixasse de existir. Depois dessa idade, a criança já sabe que o objeto está lá e vai procurar quando você esconder.

O conceito de permanência do objeto é reforçado quando o cuidador se escondem ou escondem algo e incentivam do pequeno a procurar e achar.

Entre 6 e 18 meses, a criança está num período de descobertas, e isso atiça a curiosidade. A brincadeira também aproxima a família e estimula a autoconfiança e o vínculo. Experimente se esconder atrás das pernas do bebê enquanto troca suas fraldas: ele vai adorar! E ainda vai aprender brincando com você.


Toda a família pode participar. Enquanto um segura o bebê e faz as perguntas, o outro se esconde. É diversão na certa!

Referencia:
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI19351-15052,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.