quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Resolução de Conflitos

“Os conflitos sociais são motor de progresso e a mola propulsora do dinamismo.
A imaginação e a inovação nascem da tensão e do conforto e
não de uma unanimidade artificial”.

Alaim Duhamel


A força construtiva ou destrutiva do conflito deriva de sua motivação e do clima existente nos grupos. Temos de considerar se é uma diferença entre pessoas ou entre idéias.

O termo conflito adquiriu vários significados, que pode ser atribuído à diversidade das disciplinas que estudaram o conflito, como: A Antropologia, Economia, Ciência Política, Psiquiatria, Psicologia, Sociologia e Administração, vejamos então:
Psicanálise  - fala-se de conflito quando, no sujeito, opõem-se exigências internas contrárias. O conflito pode ser manifesto(entre um desejo e uma exigência moral, por exemplo, ou ente dois sentimentos contraditórios) ou latente, podendo este exprimir-se de forma deformada no conflito manifesto e traduzir-se particularmente pela formação de sintomas, desordens do comportamento, perturbações do caráter, etc. A psicanálise considera o conflito como constituitivo do ser humano, e isto em diversas perspectivas: conflito entre o deseja e a defesa, conflito entre os diferentes sistemas ou instâncias, conflitos entre as pulsões, e por fim o conflito edipiano, onde não apenas se defrontam desejos contrários,mas estes enfretam a interdição.Desde as suas origens a psicanalise encontrou o conflito psíquico, e logo foi levada a fazer dele a noção central a teoria das neuroses

ANTROPOLOGIA – tem em geral estudado o conflito como existente entre Culturas e Sociedades.


ECONOMIA – estuda o conflito através da alocação de recursos escassos, e portanto empregam grande parte do seu esforço na teoria de jogos. Esta abordagem estuda o conflito como inevitável numa situação de soma nula, ou : "Eu ganho, você perde".


PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA – tem estudado o conflito intrapsíquico, ou seja, o conflito que ocorre dentro de um indivíduo.


A CIÊNCIA POLÍTICA – estuda atos de conflito aberto. A sua investigação de conflito, diz respeito, predominantemente, a atos de violência, especialmente guerras.


A SOCIOLOGIA – tem estudado o conflito dentro de uma organização – incluindo o interpessoal, intergrupal e o intragrupal.


ADMINISTRAÇÃO – tem estudado o conflito como qualquer tipo de "oposição antagônica. A abordagem administrativa, é baseada na escassez de poder, recursos ou posições sociais, e em estruturas diferentes de valores. Inclui também os extremos, desde formas de oposição sutil, indireta e altamente controlada até atos abertos, como greves, desordens e guerra.




Dimanicas:
Materiais: lápis, papel


Processo: Desde que o conflito é fundamental para a trama de ficção, na maioria, de livros infantis são uma boa fonte de discussão ou por escrito tópicos.

1. Pare de ler no ponto de conflito e perguntar: "Qual o conflito? Como você acha que isso será resolvido? Como resolvê-lo? "

2. Terminar de ler a história. Pergunte: "Como foi o conflito foi resolvido? Foi semelhantes ou não a nossa sugestão? Foi uma eficaz, ganha-ganha resolução? O que você teria feito diferente? "

3. Se a resolução apresentada é realmente terrível, que os alunos escrevem terminações novo e exibi-las no quadro de avisos.

Como os conflitos são tratados nos livros, e como os professores por sua vez, lidar com esses livros, é uma questão sensível. Há uma grande diferença, eu me sinto, entre finais alternativos discutir com as crianças e mudar o fim de um livro sozinho. O primeiro é um exercício de criatividade e pensamento crítico, a última é a censura. Ao invés de censurar, melhor enfrentar os problemas que perturbá-lo em um livro. Por exemplo, se um livro é sexista, ter os filhos identificar os elementos que tornam sexista.

Peça -lhes como mudar isso. Pergunte: "Por que faz a diferença?"

Finalmente, se um livro é realmente ofensivo, simplesmente não usá-lo em tudo.

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