quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Apresente o Teatro

Apresentando a criança ao teatro! Espetáculos com enredos conhecidos e simples agradam mais nessa fase.

Prepare a criança. Explique como funciona o teatro, conte que os atores são pessoas normais que estão ali encenando uma história.

Durante a peça, as crianças não podem subir no palco. Costumam ser convidadas a sentar nas fileiras da frente, sem os adultos. Se a criança preferir você ao lado, não tente conter as reações espontâneas dele, como rir alto, cantar junto com os atores, aplaudir fora de hora. Deixe que descubra o teatro sozinho.

Histórias que você conta à noite para a criança dormir podem ganhar vida no teatro no fim de semana. O programa é o máximo para crianças dessa idade, que começam a diferenciar a fantasia da realidade e a compreender o faz-de-conta. Os números mostram que elas gostam.

O que agrada mais a crianças de 2 a 3 anos são peças simples, mas que tenham movimento, cor e música. Os pequenos adoram uma versão do Chapeuzinho Vermelho. Gostam de rever, ficam envolvida porque já conhece o enredo. Isso é interessante para a criança que vai pela primeira vez ao teatro, porque ela se acostuma mais rápido com a nova forma de linguagem.

Pode ter choro

Outra dica é prestar atenção aos medos dos filhos. Tem criança que chora porque o espetáculo termina. Mas outras choram de medo quando as luzes se apagam para a história começar. "Provavelmente, porque os pais esquecem de avisar como funciona o teatro".
Uma dica é dar uma olhada antes nas fotos do espetáculo para verificar se os personagens ou o cenário podem ser assustadores. Nem todas as montagens infantis têm o bom senso de se preocupar com isso. Há crianças que choraram a peça inteira, morrendo de medo dos sete anões da Branca de Neve. As montagens ficaram mais cuidadosas e elaboradas, e a interação com as crianças melhorou muito.

Tem de participar

Entre 2 e 3 anos de idade recomenda-se histórias fáceis, como Pluft, o Fantasminha, uma das mais encenadas no país ao lado de Chapeuzinho Vermelho e Os Três Porquinhos. Como regra, diz que as peças mais proveitosas são aquelas cujos atores sabem acolher as interferências da criança – risadas, aplausos, perguntas e comentários no meio do espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.