quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CISNE NEGRO

A mãe horrorosa, a rival malvada, o mestre cruel.



Cisne Negro é um suspense psicológico sobre uma bailarina que enlouquece com a busca da perfeição. Um drama dark, que não fica muito distante do clima de horror. A dança é pano de fundo para o despertar da loucura de uma mulher acuada pela insegurança.  Na trama Natalie Portman interpreta Nina, dedicada integrante de uma companhia de balé de Nova York. Sua rotina se resume aos ensaios e à convivência sufocante com a mãe, Erica (Barbara Hershey, assustadora), uma ex-bailarina. Obsessiva, Nina sofre com a pressão do diretor artístico Thomas Leroy (Vincent Cassel) e com a extenuante rotina dos ensaios. 


No início da temporada, o diretor afasta a diva Beth MacIntyre (Winona Ryder) e escolhe Nina para estrelar o Lago dos Cisnes, num papel duplo, a jóia da coroa, ou seja, interpretar o papel duplo do Cisne Branco e o Cisne Negro do Lago dos Cisnes, um clássico da dança. Ou seja, a duplicidade do personagem transborda também para a atriz. Ela se sai maravilhosamente como o doce Cisne Branco, mas não consegue traduzir a luxúria e perfídia de seu gêmeo, o Cisne Negro.  
Obsessiva, Nina sofre com a pressão do diretor artístico e com a rotina dos ensaios extenuantes.  A ansiedade se transforma em desespero com a chegada de uma nova bailarina, cuja sensualidade espontânea evidencia os defeitos de Nina. Aos poucos, Nina entra em um processo de alucinações que chega ao ápice na noite de estréia do espetáculo.
O filme desenvolve do drama ao suspense, e deste para o terror. A lente do cinema avança sobre Nina feito um coiote faminto, registrando de perto sua respiração pesada, as unhas se quebrando, a pele castigada pela autoflagelação.
Presente em todas as cenas, Natalie Portman mergulha nesse jogo sadomasoquista com coragem e talento. A ironia é que a busca pelo desempenho perfeito, que ameaça levar sua personagem ao abismo, pode valer o primeiro Oscar para Natalie Portman.

Cisne Negro é daqueles filmes que deve ser visto em tela grande, com todo envolvimento.





Sinopse


Beth MacIntyre (Winona Ryder), a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina (Natalie Portman), mas ela possui sérios problemas interiores, especialmente com sua mãe (Barbara Hershey). Pressionada por Thomas Leroy (Vincent Cassel), um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vindo de suas colegas, em especial Lilly (Mila Kunis).

Sobre o LAGO DOS CISNE

Estréia: Primeira apresentação em Moscou a 4 de maio de 1877, no Bolshoi Theater (versão de Reisinger). Segunda versão a estrear somente em 27 de janeiro de 1895, no Marijinsky Theater, em São Petersburgo.


História

Ato I: Uma campina próxima ao castelo. É tarde. O Príncipe Siegfried organizou uma caçada para celebrar seu vigésimo primeiro aniversário. Os trabalhadores tiveram folga e organizaram um piquenique que o Príncipe prometeu ir, mas este foi interrompido pela Rainha, sua mãe, que o lembrou que era seu dever nesta sua maioridade de escolher uma noiva entre seis princesas. Quando o sol vai se pondo os trabalhadores vão indo embora. O Príncipe, triste em pensar que sua liberdade iria embora foi animado por Benno, que avistou alguns cisnes. O Príncipe, pensando que a noite é uma criança, vai à busca deles, e os outros caçadores vão embora.

Ato II: Algumas horas depois, à beira do lago. Enquanto o Príncipe Siegfried adentra a floresta para caçar, vê um belo cisne a voar. Ele cuidadosamente o mira, mas, para sua surpresa, o pássaro se transforma na mais linda das moças, e ele se esconde por entre as árvores para observá-la. Incapaz de conter sua curiosidade, ele aparece e a assusta. Ele assegura que nenhum mal irá fazer para com ela e a pede que explique o fenômeno que acabara de presenciar. Impressionada por sua gentileza, Odette revela a história de sua situação. Ela conta que é uma Princesa nascida em berço de outro que foi enfeitiçada por um feiticeiro malvado e agora sua sina é ser um cisne ; apenas em algumas horas do escuro é que ela se transforma em humana. O lago em que habita foi formado pelas lágrimas de sua mãe. Ela conta que está condenada para a eternidade, e somente se um jovem virgem jurar eterna fidelidade a ela e desposá-la, só assim ela se libertará. Mas, se ele a trair, então ela permanecerá um cisne para sempre. Neste momento o feiticeiro aparece. O Príncipe apaixonado pega seu arco e flecha, mas Odette imediatamente protege o feiticeiro com seu corpo, pois sabe que se ele for morto antes do feitiço ser quebrado, também ela morrerá. O feiticeiro desaparece, e Odette se esconde na floresta. Siegfried percebe que seu destino está agora mudado. A alvorada começa a aparecer Odette é tomada mais uma vez pelo feitiço, retornando a seu disfarce de cisne. Siegfried vai embora desesperado.

Ato III: A noite seguinte, no Salão de Festas. Convidados de muitas realezas aparecem para a festa de aniversário, incluindo as seis princesas e seus dotes, de que a Rainha Mãe escolhera como elegíveis esposas para a mão de seu filho. A Rainha ordena que o entretenimento comece, e então convida as princesas a dançar. O Príncipe dança com cada uma. Sua mãe então o ordena que se decida, mas ainda com a memória de Odette, ele recusa todas, para desgosto da mãe. A fanfarra anuncia então a chegada do Barão Von Rothbart com sua filha Odile. Siegfried, que se encanta com a beleza de Odile é seduzido por sua semelhança com Odette, e declara seu amor e fidelidade a ela. Rothbart e Odile, triunfantes, revelam sua decepção, e Siegrfried percebe que foi vítima de um plano malvado. Ele corre então no meio da noite.

Ato IV: À noite na beira do lago. Todos os cisnes estão ansiosos pelo desaparecimento de Odette. Ela aparece e conta do plano de Rothbart, dizendo que antes do amanhecer ela deve morrer. Houve-se o barulho de um trovão. Siegfried a acha e implora seu perdão. Enquanto o amanhecer se aproxima, Rothbart aparece mais uma vez disfarçado de feiticeiro. Odette conta a Siegfried que ela deve se matar, ou então será eternamente um cisne. Siegfried, sabendo que seu destino está mudado para sempre, declara que ele irá morrer com ela, assim quebrando o poder de Rothbart. Os apaixonados se jogam no lago. Rothbart recebe um choque mortal e todo o seu poder está acabado. Enfim, o casal estará unido para sempre na vida após a morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.