terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Gangues, Gênero e Juventudes: donas de rocha e sujeitos cabulosos

A cartilha explora o universo das gangues de pichadores, analisando seus discursos e vivências.
Esses grupos juvenis trazem marcadamente subsídios como a procura por reconhecimento, a glorificação do sentimento de pertença e a obtenção de prestígio. Dentro desse contexto, enfatizam-se, nas dinâmicas entre e intra gangues, valores como coragem, fama e lealdade ao próprio grupo, que guiam a evidência atribuida às identidades de donas de rocha e sujeitos cabulosos, categorias de feminino e de masculino que resumem o ideal do ser gangueiro.
O mérito em apreender os diferentes aspectos das várias juventudes norteou a cartilha, especialmente ao abordar a discussão sobre as relações de classe, as condições étnicas e mais minuciosamente as relações de gênero que permeiam esses grupos, além de atentar para as mais diversas trajetórias singularizadas por habitus delineados em situações de fronteira, e que costumam ser pouco conhecidos.
A cartilha caracteriza os jovens em gangues, a partir de seu contexto, lugar e tempo; registra ritmos de vida e trata de identificar os estímulos que os agrupam, assim como suas principais características sócio-demográficas e de associatividade, discutindo fratrias e competições.

O livro Gangues, Gênero e Juventudes: donas de rocha e sujeitos cabulosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.