quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Crianças e o Futebol

Bater uma bola, jogar uma pelada. Não importa. Essa brincadeira, com certeza, está entre as dez preferidas das crianças.

A bola exerce um enorme fascínio sobre elas. Jogar futebol ajuda na motricidade, no respeito, no estabelecimento e criação de regras, melhora a lateralidade e a noção de espaço, ajuda na socialização e também na linguagem.


Entre os 3 e os 5 anos a criança começa a se interessar pelo esporte e a imitar o pai.


O futebol faz parte do cotidiano da maioria das famílias brasileiras. Pode-se até não entender as táticas 3-5-2 de formação do time, mas que todo mundo tem um time do coração, ah, isso tem.
É tanto campeonato passando na televisão que dá para se perder (as mulheres, claro) sobre qual título está sendo disputado: Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores. As crianças, os meninos em particular, percebem logo cedo que essa disputa entre homens pela bola é o objeto de desejo do pai, do avô, do tio, do pai do amiguinho. "As crianças percebem que o esporte é importante para o pai e passam, então, a imitá-lo".

Na imitação, a criança diz que torce para o mesmo time do pai. O pai, maravilhado com a descoberta do esporte pelo filho, reforça a paixão. E, assim, o ciclo ao redor dessa admiração pelo esporte vai se fechando. Mas atenção: até por volta dos 5 anos, as crianças não entendem as regras do jogo. "Só a partir dessa idade descobrem o gol e que podem ganhar."



Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.