terça-feira, 11 de janeiro de 2011

SOBRE A FLIP


Festa Literária Internacional de Paraty 2011,de 6 de julho, quarta-feira até domingo, 10 de julho
A 9ª edição da Festa Literária presta homenagem a um dos expoentes do modernismo no país; Oswald de Andrade

A escolha de Oswald de Andrade deflagra as comemorações dos 90 anos da Semana de 22 (em fevereiro de 2012). Ao mesmo tempo, é uma oportunidade de pensar no legado do escritor para além do modernismo (o teatro, as formulações de caráter filosófico-antropológico) e de rever criticamente a própria Semana de Arte Moderna (tarefa a que vêm se dedicando vários estudiosos; destaco aqui a obra de Antonio Arnoni Prado, "Itinerário de uma Falsa Vanguarda", da Editora 34).
Por aí se tem uma ideia de como Oswald abre um grande domínio de discussões, de temas para debate. Nas próximas semanas, vamos definir os nomes de alguns convidados para abordar essas questões, mas já dá para adiantar algumas bases bem objetivas: com o anúncio do homenageado, Sandra Espilotro - a diretora editorial da Globo Livros - disse que pretende rever o cronograma de lançamento dos próximos títulos das obras completas de Oswald de Andrade, para que coincidam com a Flip.
A intenção da Sandra é lançar três livros: além de "Estética e Política", que já estava programado, "A Alegria é a Prova dos Nove" (uma antologia de frases de Oswald organizada pelo romancista Luiz Ruffato) e "A Utopia Antropofágica". Ou seja, nada menos do que um livro que pode ser considerado inédito, permitindo ver Oswald como autor de aforismos, e o volume que reúne ensaios que dão desdobramento ao "Manifesto Antropófago", principalmente a tese "A crise da filosofia messiânica" - um texto pouco estudado, mas que revela o pensador que foi Oswald de Andrade.
Esses três lançamentos podem ser pontos de partida para uma outra maneira de ler o autor de "Pau-Brasil" durante a Flip de 2011.

http://www.flip.org.br/blog.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.