Do nascimento até 2 meses de idade
Conversar com o bebê, buscar o contato visual (olho no olho). Não ter vergonha de falar com o bebê de maneira carinhosa, aparentemente infantil. É assim que se estabelece as primeiras conversas.
Prestar atenção no choro do bebê. A criança chora de forma diversa dependendo do que está sentindo, podendo ser: fome, frio/calor, dor, necessidade de aconchego.
Estimular o bebê mostrando-lhe objetos coloridos a uma distância de mais ou menos 30 cm.
Para fortalecer os músculos do pescoço do bebê, deite-o com a barriga para baixo, busque chamar sua atenção com brinquedos ou chamando por ele, estimulando-o a levantar a cabeça. Isto o ajudará a sustentar a cabeça.
Afastar-se da criança por períodos curtos, para que ela não tenha medo da sua ausência. Estimular o uso das palavras em vez de gestos, usando rimas, músicas e sons comumente falados.
Oferecer à criança objetos de tamanhos diferentes para que ela aprenda a encaixar e retirar um objeto do outro.
Criar oportunidades para ela locomover-se com segurança para aprender a andar sozinha.
1ano e 3 meses a 1 ano e meio
Seja clara e firme com a criança para que ela aprenda a ter limites.
Chamar as coisas pelo nome, esse comportamento vai ajudar a aumentar o vocabulário e facilitar o aprendizado de dar, pegar e largar.
Ofereça à criança papel e giz de cera (tipo estaca, grosso) para que ela inicie os seus rabiscos. Isto estimula a sua criatividade.
Apresentar oportunidades para a criança andar não só para frente, como também para trás (puxando carrinho, etc.).
1 ano e meio a 2 anos
Nesta idade a criança já sabe o que é dela e o que é dos outros, mas quer ter o controle sobre tudo. É importante que você se sinta seguro em não satisfazer todas as suas vontades.
Estimular a criança a colocar e tirar suas roupas, inicialmente com ajuda.
Oferecer brinquedos de encaixe, que possam ser empilhados, e mostre como fazer.
Mostrar figuras nos livros e revistas falando seus nomes.
Brincar de chutar bola (fazer gol).
2 anos a 2 anos e meio
Estimulando sempre a criança para tornar-se independente em atividades de autocuidado diário, como por exemplo, na alimentação (iniciativa para se alimentar), no momento do banho e de vestir-se.
Começar a estimular a criança a controlar a eliminação de fezes e urina, em clima de brincadeira, sem exercer pressão ou repreender. Gradativamente, estimule o uso do sanitário.
Estimular a criança a brincar com outras crianças.
2 anos e meio a 3 anos
Conversar bastante com a criança, estimulá-la a comentar sobre as brincadeiras, nome de amiguinhos, estimulando a linguagem e a inteligência.
Abra a oportunidade para a criança ter contato com livros infantis, revistas, papel, lápis, giz de cera. Ler, contar historinhas, brincar de desenhar, recortar figuras, colagem.
Mostrar para a criança figuras de animais, peças do vestuário, objetos domésticos e insentivar a criança a falar sobre eles: o que fazem, para que servem.
Brincar de bola. Pedir para a criança jogar a bola em sua direção, iniciando assim uma brincadeira envolvendo duas ou mais pessoas.
A criança deve ser bem acolhida para se sentir protegida. Ela precisa de tranqüilidade.
Fonte:
http://www.soperj.org.br/download/caderneta_saude_menina_passaporte_cidadania.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.