Encenações de peças de William Shakespeare - Ricardo III, A Megera Domada, Romeu e Julieta, Sonho de uma Noite de Verão, Hamlet Príncipe da Dinamarca, A Tragédia de Macbeth e a Tempestade - com direção de Paulo Reis, cenário de José Dias, figurino de Márcia Pitanga, iluminação de Rogério Emerson e colaboração dos alunos de Cenografia e Indumentária e de Iluminação da EAV Parque Lage.
Às sextas feiras, 18h, palestras de Barbara Heliodora, responsável pela tradução dos textos originais e especialista na obra de Shakespeare.
Elenco das cenas principais
- Ricardo III - Lorena da Silva e Jandir Ferrari
- A megera domada - Tereza Seiblitz e André Mattos
- Romeu e Julieta - Cristina Flores e Rodrigo Nogueira
- Sonho de uma Noite de Verão - Cláudia Alencar e Antônio Pedro
- Hamlet - Samara Felippo e Alexandre Barillari
- Macbeth - Angela Rebello e Otto Jr.
- A Tempestade - Amir Haddad
4 a 27 de fevereiro (sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 20h)
Local: EAV Parque Lage - Pátio da Piscina
Informações: Entrada franca. Distribuição de senhas 1h antes dos espetáculos. Vagas limitadas.
A EAV é referência nacional no ensino das artes, localizada em um parque nacional de mata atlântica, em uma casa de estilo eclético construída em 1920. Este espaço pertence à Secretaria de Estado de Cultura.
“Meu reino por um cavalo!”. Essas e outras tantas frases conhecidas, que são parte do universo shakesperiano, ganharão uma nova leitura a partir dessa sexta (4/02). A Escola de Artes Visuais do Parque Lage vai se transformar num grande palco durante todo o mês de fevereiro com a apresentação do espetáculo Shakesparque.
O evento, que acontece toda sexta e sábado, às 21h, e aos domingos, às 20h, no entorno da piscina, reúne diversos atores, entre novos e experientes nomes da cena cultural brasileira, como Amir Haddad, Samara Felippo, Claudia Alencar, Alexandre Barillari, Tereza Seiblitz, Jandir Ferrari, Antonio Pedro, André Mattos, entre outros.
“Reunimos artistas de talento e com muita diversidade. Várias gerações e várias origens de formação. É um grande encontro” disse Paulo Reis, mentor e diretor do festival. “Queremos fazer esse evento todo ano“, disse.
O espetáculo traça a trajetória de Shakespeare, tendo como fio condutor cenas das peças Ricardo III, Romeu e Julieta, A megera domada, Sonho de uma Noite de Verão, Hamlet, Macbeth e A tempestade. Os trechos são entremeados com esquetes e sonetos musicados em ritmo de MPB e rock com levada anos 80, musicados pela Banda do Bardo.
Inspiração
Shakespaque é inspirado em duas iniciativas: Shakespeare in the Park, que acontece anualmente no Central Park, em Nova York, e na experiência do grupo Pessoal do Despertar, liderado pelo mesmo Paulo Reis, que começou no fim da década de 70 e descobriu nomes como Miguel Falabella, Daniel Dantas, Maria Padilha, Fábio Junqueira, Eduardo Lago. Esses atores participaram da montagem de A Tempestade, em 1979, também no entorno da piscina da EAV Parque Lage.
Além do espetáculo estão programadas, às sextas-feiras, às 18h, palestras com Barbara Heliodora, renomada tradutora da obra do escritor inglês e crítica teatral. A cada sexta será apresentado um tema diferente relacionado ao escritor: as Tragédias, as Comédias, Peças Históricas e a Vida do Bardo. O evento é gratuito, mas devem ser realizadas inscrições prévias pelo telefone 2511-2409.
Colaboração de Daniel Vidal
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.