terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Filhos – de 2 a 10 anos de idade

As dúvidas mais frequentes das mães e dos pais estão respondidas nesta recente publicação da Sociedade Brasileira de Pediatria - Filhos – de 2 a 10 anos de idade. A obra dá sequência a Filhos – da gravidez aos 2 anos de idade.
O livro acalma as famílias, uma vez que além dos assuntos tradicionais, como o calendário de vacinas recomendadas para cada idade, aborda temas como saúde ambiental, comportamento, bullying, lazer, brincadeiras e brinquedos mais indicados para cada faixa etária e destina parte do texto à s crianças portadoras de necessidades especiais, informando sobre sua inclusão social – “que começa na família” – e os principais cuidados necessários. Responde questões da vida moderna, como: “Devo controlar o uso da televisão?” e “Como lidar com o uso do computador e de jogos eletrônicos?”. Orienta sobre legislação, traz “alertas de segurança”, curiosidades e indicação de bibliografia complementar, que inclui outros livros e sites confiáveis.
clique aqui

Filhos – de 2 anos a 10 anos de idade dos pediatras da Sociedade Brasileira de Pediatria para os pais.
Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Editora Manole.
Organizadores: Dioclécio Campos Júnior e Fabio Ancona Lopez.
Preço: R$86,00. Nas boas livrarias do país e nos sites de compra pela Internet.
Assessoria de Comunicação da SBP
Tel: 55 21 2256-6856
55 21 2548-1999 r/ 33 e 48
Fax:55 21 2547-3567
imprensa@sbp.com.br


Você vai encontrar ainda informações sobre alimentação, sono, as vacinas para cada idade, um guia para crianças com necessidades especiais e até alertas para situações de emergência.
Aqui, 5 dicas que você vai encontrar no livro:

- A ficha médica da criança deve ser copiada e entregue à creche ou à pré-escola, informando sobre doenças, possíveis alergias e o uso de medicação, incluindo restrições medicamentosas e alimentares.
- Dos 2 aos 6 anos de idade, faixa etária denominada pré-escolar, a criança deve continuar frequentando o consultório de seu pediatra com regularidade de, no mínimo, duas vezes ao ano, e em caso de doenças ou outras intercorrências.

- Dos 4 aos 5 anos, é comum a criança detestar ordens impostas e as executa de forma lenta.
- Não associe a alimentação a recompensas, chantagens, subornos ou castigos para forçar a criança a comer. Isso só reforçará a recusa alimentar e poderá criar um ciclo vicioso na relação pais/filhos/alimentos.

- Evite sabonetes comuns, esponjas àsperas ou água muito quente, porque são inadequados para a pele da criança. Procure usar sabonetes indicados para crianças ou neutros, de preferência líquidos. Esponjas macias são mais apropriadas para a pele da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.