Os brinquedos indicados para entreter e estimular a criança nessa fase
Dimensões, cores, texturas dos brinquedos para bebês não deixam dúvida sobre a faixa etária a que se destinam.
Mas para as crianças maiores não é tão simples escolher os brinquedos adequados. É o excesso de opções que confunde, pois nem sempre os adultos têm clareza sobre o que é indicado para entreter e estimular uma criança a partir dos 3 anos.
"Nessa fase a criança está com a linguagem mais desenvolvida, é muito curiosa, imaginativa e gosta dos jogos de faz-de-conta". "É uma faixa em que o mais importante é o jogo simbólico, que usa a imaginação".
Escolha com critério
Na hora da compra, os pais devem desestimular comparações com outras crianças e observar a faixa etária. Quando a escolha for da criança, um adulto precisa ler as informações na caixa para evitar frustrações: nem sempre o desenho externo corresponde ao conteúdo. E deve-se evitar ainda brinquedos com peças pequenas, que possam ser colocadas na boca ou no ouvido, pois mesmo a criança mais crescida usa muito os sentidos para explorar os objetos.
Uma cesta básica de brinquedos para crianças entre 3 e 5 anos deve incluir:
- Miniaturas em geral – carrinhos, casinhas, bonecas, panelinhas, etc. Elas ajudam a criança a brincar de motorista, casinha, médico e, assim, representar os papéis sociais.
- Fantasias – de personagens ou de roupas dos pais. Elas facilitam a incorporação dos papéis no jogo do faz-de-conta.
- Artes plásticas – materiais como papéis, tintas, massinhas, giz de cera, lápis de cor. Ajudam a criança a se expressar e liberar a imaginação.
- Jogos de construção – são os blocos, que podem ser de madeira ou plástico. Desenvolvem o controle motor mais refinado e a percepção de espaço, equilíbrio.
- Jogos pedagógicos – os de memória, quebra-cabeças, dominós com bichos ou letras. Estimulam desenvolvimento cognitivo e a compreensão das regras, que ainda devem ser simples.
- Físicos – são os brinquedos que exigem participação física da criança, como triciclo, bicicleta, carrinho de rolimã, corda para pular, bola, pião, pipa.
Mas é preciso lembrar que a criança ainda gosta de atividades da fase anterior: arrastar objetos, colocá-los em caixas, encaixá-los. "Ela gosta também de movimento e deve brincar com água, areia, ao ar livre".
Memória infantil
Brincar é essencial, pois é a linguagem própria da criança, por meio da qual ela se expressa, desenvolve a inteligência, resolve conflitos. E cabe aos cuidador ensinar a criança a brincar. "As brincadeiras existem há séculos, fazem parte do patrimônio humano, e devem ser passadas aos pequnos". O interessante é, em vez de, comprar brinquedos caros, o sucesso reside quando há possibilidade de emsinar as crianças as brincadeiras de sua infância. "Todos têm um repertório de brincadeiras. É preciso puxar pela memória".
Adriana Friedmann, autora do livro A Arte de Brincar (Editora Vozes).
REvista Crescer
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