quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O LADO DARK DO BALÉ no Cinema

Após assistir o filme Cisne Negro, vale pensar sobre os outro filme com o mesmo pano de fundo, O Lago dos Cisne.
Desde os anos 40, com Os Sapatinhos Vermelhos, de Michael Powell (onde um mestre de dança tiraniza sua aluna) até A Dança Inacabada, com Margaret O´Brien (onde uma criança ainda estudando provoca acidente para tirar a estrela dançarina e dar a chance para sua favorita) nunca se escondeu o lado dark de uma profissão extremamente difícil, de curta duração, enorme concorrência e dificuldade.


CISNE NEGRO

"Cisne Negro é metáfora para processo destrutivo da arte", diz diretor Aronofsky. "O filme é uma metáfora para o processo destrutivo da arte", explica o roteirista Mark Heyman. É um thriller psicológico, com cenas de terror mais ao final, o que fez com que alguns reclamassem do retrato negativo feito do balé. Aronofsky responde que seu filme é, de fato, mais apurado que outros do gênero. "Muitos bailarinos ficaram aliviados por se tratar, finalmente, de um filme sobre a arte do balé, e não do balé apenas como cenário para um romance", disse o diretor.

OS SAPATINHOS VERMELHOS

Os Sapatinhos Vermelhos, de 1948, baseado em conto de Hans Christian Andersen, o filme favorito de Martin Scorsese disse que o filme visa à arte total - balé, música, pintura, literatura. Ao montar o espetáculo “Os Sapatinhos Vermelhos”, famosa companhia de dança tem de escolher a protagonista. A bailarina que ganha a vaga se envolve com o empresário e o compositor. Sapatinhos Vermelhos é o nome de uma fábula criada no século 19 pelo dinamarquês Hans Christian Andersen, sobre uma jovem que, após calçar sapatilhas vermelhas mágicas, é obrigada a dançar incessantemente até morrer de exaustão. O argumento é abordado no filme dentro dos palcos e sugerido na vida real, num sarcasmo de conseqüências trágicas. Costuma-se alegar que nunca existiu outro retrato tão fiel ao mundo do balé como o filme de Powell e Pressburger. Há de tudo um pouco: da competição à amizade, a busca infatigável pela perfeição, os dançarinos de trejeitos afeminados, os longos ensaios, a excitação da trupe diante do público numa noite de estréia, etc. Imagens que parecem extraídas de um catálogo sobre Degas. Mas, na verdade, o tema é ainda mais denso, em especial no âmbito das relações humanas. E é, sobretudo, uma história de amor.

A DANÇA INACABADA

A Dança Inacabada, 1947, filme de comédia musical, dirigido por Henry Koster. Ganhou dois prêmios no 1948 Festival Internacional de Cinema de Locarno . Margaret O'Brien é a dançarina que idolatra a bailarina e rival Charisse. Baseado na história ''La Mort du Cygne'', de Paul Morand, refilmagem do filme francês intitulo ''Ballerina''.



Cisne Negro levanta várias discussões e questiona uma sociedade de exageros – mentais e físicos. Mostra as reações desconexas de uma mente decidida a criar sua própria versão da realidade, liberando desejos reprimidos, sonhos selvagens e atitudes impensáveis.
Mas, para que tudo isso se encaixe, é necessário aceitar o pano de fundo. O balé e suas demandas, muito mais conhecidas na base do preconceito que no contato com sua realidade. Um cenário mais ficcional que a própria fábula.  Embora provoque efeitos físicos, A violência de Cisne Negro provoca efeitos físicos, resultado de pressão exagerada. O diretor mostra a queda de cada mecanismo de defesa, de cada passo em direção à treva. Tudo isso proveniente da dança com sua carga elitista e sonhos frágeis. Como se compadecer pela jovem bailarina que, diferente de outros dramas, consegue o que busca? Sua conquista é sua ruína. É o cão que finalmente mordeu o próprio rabo ou o pneu do automóvel que perseguiria. Nina optou pela busca da absoluta perfeição permitindo que a ficção tomasse conta de sua vida. Seu desfecho é grandioso e, como mencionado, apoteótico. Aronofsky leva o espectador a buscar a perfeição e deixa a emoção nas mãos de Natalie Portman (Nina), que permanece meramente técnica até o final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.