quinta-feira, 7 de abril de 2011

BULLYING nas telas do cinema

Assistir filmes é uma prática social que promove um exercício tão importante quanto a leitura, por esta razão deve ser encarado como parceiro da educação.

A prática do bullying, ou abuso e assédio físico e moral de estudantes por outros estudantes, já chegou a ser tolerada, como rito de passagem até pelos próprios educadores no passado. Hoje, felizmente, é compreendida como negativa e considerada inaceitável numa sociedade civilizada.

Quem nunca sentiu-se fragilizado ou ameaçado fisicamente no ambiente escolar?

Sempre existe aquele grupo mais forte física ou socialmente, que se acha no direito de impor uma suposta superioridade.

Esta lista traz filmes com diferentes abordagens sobre o tema BULLYING. Das mais trágicas, às ternas e engraçadas.

1. Elefante: Ganhador da Palma de Ouro em Cannes, o filme Gus Van Sant choca pela sua secura. O filme narra o ataque que dois estudantes fizeram a uma escola secundária do Oregon, matando dezenas de alunos, com um arsenal de armas automáticas. A questão do bullying é tratada como um detalhe pequeno, mas está lá. Concentra-se no ato final, de vingança fria e desapaixonada. o título refere-se à facilidade de ignorar um 'elefante' simbólico na sala, apesar do seu tamanho, mas que está sempre prestes a se mover. obra-prima.

2. Klass: numa escola da Estônia, um garoto nerd de 16 anos é perseguido por um grupo de valentões, sob a complacência da classe. um segundo outro aluno acaba se envolvendo, vendo-se obrigado a defendê-lo. talvez por ser uma sociedade tão diferente da nossa, onde a violência é invisível, as reações dos adolescentes parecem excessivas, que vão num crescendo até o final trágico.

3. Cuidado com o Meu Guarda-Costas: clássico do bullying de 1980, numa visão bem americana. garoto pacífico se vê em dificuldades para adaptar-se à nova escola, onde um valentão -- Matt Dillon - costuma extorquir os colegas por dinheiro. para defender-se, ele contrata um grandalhão desajustado, de quem até os professores tem medo, mas logo a relação dos dois se desenvolve em amizade.

4. Evil, Raízes do Mal: Um rapaz atormentado de 16 anos, tratado com violência pelo padastro, também trata seus colegas de escola com violência e acaba expulso da escola pública. É mandado a uma prestigiada escola privada, onde sabe que terá uma última oportunidade de regeneração. Lá chegando tem que se confrontar com os códigos e humilhações dos estudantes veteranos, arriscando sua expulsão ou submetendo-se. Um olhar diferente, neste filme sueco, que chegou a ser indicado ao Oscar de filme estrangeiro em 2004.

5. Bully: Nick Stahl - excelente - é o riquinho valentão, que vive abusando fisicamente dos colegas. até que seu melhor amigo - o já falecido Brad Renfro - decide vingar-se dele junto com a namorada, atraindo-o para o pântano e espancando-o até a morte. Alguns dos garotos tentam tomar o lugar dele, enquanto a comunidade se divide entre condenar e reconhecer que ele teve o que merecia. O diretor Larry Clark especializou-se em retratar o ócio e a banalidade da violência na juventude americana. Um filme chocante.

6. Kes: Um menino inglês vive num bairro pobre e é constantemente violentado em casa e ridicularizado na escola. Ele acha uma forma de abstrair sua dura realidade, treinando um falcão, o Kes, aos poucos ele encontra sentido para sua existência. Um dos primeiros filmes do ótimo Ken Loach, numa visão nostálgica e tocante.

7. Carrie, a Estranha: Sissy Spacek é uma menina estranha, vive isolada com a mãe e não consegue socializar-se na escola, onde é constantemente ridicularizada pelos colegas, até a humilhação máxima no baile de formatura. o que eles não sabem é que ela tem poderes paranormais e vai canalizar todo seu ódio vingando-se. primeira adaptação de um livro de Stephen King no cinema, dirigido por Brian DePalma e com astros como John Travolta e Amy Irving novinhos na tela.

8. Te Pego lá Fora: Outro clássico dos anos 80, com o pior pesadelo dos estudantes. Um colegial simpático e tranquilo vai entrevistar um novo aluno para o jornal do colégio. Acontece que o cara é um brutamontes psicopata, que não suporta ser tocado e é exatamente o que ele faz. Desafiado para uma luta logo após a aula, no estacionamento, a vítima tentará de tudo para evitar sua 'execução' com hora marcada. bobo e divertido)

9. Deixe Ela Entrar: Num subúrbio de Estocolmo, um garoto frágil de 12 anos é constantemente abusado pelos colegas e sonha com uma vingança. Quando ele conhece sua vizinha, uma vampira que aparenta ter a sua idade, com quem irá envolver-se e que vai defendê-la dos ataques. Ótimo terror sueco, com uma visão original.

10. Meu Nome é Drillbit Taylor: Três garotos, começando no colegial, são perseguidos, logo no primeiro dia, pelo valentão da escola. juntos eles decidem contratar um guarda-costas profissional - Owen Wilson, mas ele é um trapalhão que os coloca em maiores confusões e ainda e tenta enganá-los com os treinamentos mais esdrúxulos. Um bobagem boa para passar o tempo.

11. Tiros em Columbine: Documentário que investiga a fascinação dos americanos pelas armas de fogo. Michael Moore, diretor e narrador do filme, questiona a origem dessa cultura bélica e busca respostas visitando pequenas cidades dos Estados Unidos, onde a maior parte dos moradores guarda uma arma em casa. Entre essas cidades está Littleton, no Colorado, onde fica o colégio Columbine. Lá os adolescentes Dylan Klebold e Eric Harris pegaram as armas dos pais e mataram 14 estudantes e um professor no refeitório. Michael Moore também faz uma visita ao ator Charlton Heston, presidente da Associação Americana do Rifle.

12. Bang Bang! Você Morreu: O filme inspirado em fatos reais tem como personagem central Trevor um rapaz que por ter sido vítima de bullying na escola acaba desenvolvendo um comportamento muito agressivo. Cansado de ser hostilizado chega ao ponto de ameaçar explodir o prédio escolar com uma bomba de mentira. Após isso sofre com a desconfiança de todos: professores, alunos e pais de alunos.

Sr. Duncan, professor teatro e cinema é o único que acredita no jovem e por isso acaba convidando Trevor para ser protagonista ao lado da simpática Jenny de uma peça com o título “Bang Bang Você Morreu”, que traz em sua narrativa situações parecidas que o rapaz já vivenciou, o que faz com que ele repense suas atitudes e se realmente vale a pena agir motivado pela vingança. Lamentavelmente a peça não é compreendida pelos professores, pais e direção da escola e acaba sendo censurada, obrigando-os a ensaiar de forma clandestina. Mas Trevor não é o único que se encontra cansado de ser molestado e desrespeitado na escola, e acaba se unindo a outros alunos e planejam um atentado de grandes proporções.

13. Bruxa do bem: Canadá, 2007. Uma mulher misteriosa se muda para uma mansão assombrada, fazendo com que todos se perguntem se ela é uma bruxa, mas também despertando a simpatia de muitos e o amor de alguém muito especial.

14. As melhores coisas do mundo, Mano um adolescente de 15 anos está aprendendo a tocar guitarra com Marcelo (Paulo Vilhena), pois deseja chamar a atenção de uma garota. Seus pais estão se separando, o que afeta tanto ele quanto seu irmão mais velho, Pedro. Sua melhor amiga e confidente é Carol está apaixonada pelo professor Artur. Em meio a estas situações, Mano precisa lidar com os colegas de escola em momentos de diversão e também sérios, típicos da adolescência nos dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.