terça-feira, 11 de janeiro de 2011

REFLEXÕES SOBRE O TEMPO DE COLETA

Durante a coleta é importante ter um olhar ampliado, percebendo nosso personagem/parceiro de troca e pensando maneiras de conduzir delicadamente a conversa.

Preparar um roteiro do que será feito pode ajudar e dar mais liberdade neste momento. Se partimos de alguma proposta fica mais fácil até subvertê-la (se for por uma boa causa, lembrem-se sempre disto).

Percebam os estímulos externos que nos ajudarão a compreender/trocar com o outro. Depois certamente traduziremos estas referências com nossa percepção interna (com o olhar de dentro).

Precisamos estabelecer um outro tempo, que nos tire do tempo cotidiano. Isto será estabelecido principalmente pela chegada, lanche e início da abordagem.
Pensem no “começo do começo”.
Devo tocar uma música?
Começo falando do que gosto e do que não gosto?
Ou prefiro começar por meu conto?
Quero mostrar uma foto, uma imagem que me agrada muito?
Estabeleça a sua ordem.
Separe seus tesouros.
Estes objetos serão parceiros da palavra.
Mas nosso foco será sempre nela.

Estas referências servirão como estímulos; como catalizadores deste encontro, possibilitando uma verdade no diálogo que nos forneça material humano mais interessante- e mais precioso (relíquia).

Perceba se não está atropelando o outro, se ele está cansado, se o assunto é delicado...não se desconecte dele em momento algum!

Boa sorte!
www.colectivoalmanaque.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.