segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Psicologia mobilizada para colaborar com os atingidos pelas chuvas

/pol/cms/pol/noticias/.org.br
28.01.2011 por

O Conselho Federal de Psicologia em parceria com regionais de alguns estados afetados pelas chuvas (leia notícia CFP articula plano de ação com Regionais e apóia estudo sobre a dimensão subjetiva das emergências no RJ) vem discutindo estratégias para dar melhor resposta possível à tragédia das chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro e também os estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina.




Em conjunto com o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro (CRP-RJ), o CFP e a Rede de Cuidados da Região Serrana trabalham juntos para colaborar com a região assolada pelas chuvas. A intenção é fazer um trabalho a longo prazo, além da assistência prestada neste primeiro momento. Em reunião no dia 21 de janeiro, conselheiros do CRP-RJ e do CFP decidiram que continuarão apoiando os trabalhos que já vem sendo desenvolvidos nas regiões afetadas.

Além de recolhimento de donativos, o que já tem sido feito pela sede do CRP-RJ e por sua subsede da Região Serrana (em Petrópolis), serão reforçadas as discussões sobre acolhimento, cuidados e o trabalho do profissional psicológico voluntário em abrigos de pessoas que ficaram sem suas casas nessa região. (Leia mais em CRP-RJ e CFP articulam resposta à tragédia das chuvas)

Em São Paulo, o CRP-SP e o CFP planejam oficinas de capacitação dos profissionais do estado para organizar e orientar as ações dos psicólogos nas intervenções que se fizerem necessárias nos municípios atingidos pelas chuvas.

No Espírito Santo, o Conselho Regional foi transformado em posto de coleta de donativos até 31 de janeiro, que serão distribuídos aos municípios atingidos no estado (Saiba como ajudar). Além disso, está programada uma oficina, em parceria com o CFP, de capacitação dos profissionais que atuam em situações de emergências e desastres. “Temos 11 instituições formadoras em Psicologia no estado e todas têm professores interessados em participar da oficina. Isso é importante para despertar o interesse da academia em pesquisar a área”, disse a presidente do CRP-ES Andréa Nascimento.

Segundo Andréa Nascimento, foi realizado um levantamento entre os psicólogos do estado para saber quantos tinham interesse em trabalhar voluntariamente no atendimento às demandas estaduais em decorrência das fortes chuvas, foram recebidas 108 respostas positivas. Ainda de acordo com a presidente do CRP-ES, o regional entrou em contato com os 78 municípios do estado para saber quantos psicólogos atuam no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e solicitando aos prefeitos que liberem esses profissionais para colaborar neste momento.

Em Minas Gerais, foi realizada pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) em conjunto com o CFP a oficina “Ação solidária aos afetados pelas chuvas”, nos dias 27 e 28 de janeiro. Participou também do evento o Núcleo de Psicologia em Emergências (NUPE) da Associação dos Agentes Ambientais Voluntários do Desenvolvimento Sustentável e Defesa Social (Neoambiente).

A psicóloga Ângela Lapa Coelho, consultora do CFP na área de Psicologia das Emergências e dos Desastres ministrou no evento a oficina “Práticas e intervenções da Psicologia em situações de Emergências e Desastres”, dando continuidade à iniciativa do CFP de realizar, em parceria com os regionais, oficinas sobre a prática da Psicologia nas Emergências e Desastres, voltadas aos psicólogos que atuam nessa área.

Na avaliação da psicóloga, a oficina atingiu o objetivo de preparar os psicólogos para atuar em situações de emergências e desastres. “A oficina foi interessante porque das pessoas que participaram, algumas já prestavam atendimento aos desabrigados no sul de minas, o que propiciou uma troca de experiências, já os que ainda não estão atuando, sentiram-se mais bem preparados caso haja necessidade de agir”, relatou Ângela.

Na plenária do dia 28 de janeiro, os conselheiros do federal aprovaram a Resolução CFP nº 003/11 que posterga a data de vencimento da anuidade dos psicólogos domiciliados nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal.

O vencimento da anuidade passa do dia 31 de março de 2011 para 30 de setembro de 2011. A anuidade poderá ser parcelada em três parcelas, com vencimento nos dias 31 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro de 2011.

O CFP está apoiando uma pesquisa sobre a situação psicológica das pessoas que foram atingidas pelas fortes chuvas no ano passado, em Pernambuco, Alagoas e Niterói, para saber como está sendo feito o atendimento a elas em médio e longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.