quinta-feira, 5 de agosto de 2010

HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS

Há contos de fadas modernos? Ou melhor, há histórias modernas e contemporâneas aptas a instigar a imaginação de crianças e de ser-lhes tão úteis como os contos de fadas foram e continuam sendo?
Embora as crianças utilizem contos tradicionais na elaboração de questões íntimas, hoje cada vez mais as novas histórias têm capturado nossas crianças. As novas hitórias não são as mesmas que seus antecessores. Ainda mais porque a modernidade nos brinda com conflitos diferentes daqueles que envolviam nossos antepassados.
Para homenagiar o Dia dos Pais o site da UOL separou diversas imagens de histórias modernas que envolvem pais e filhos. Para dar alguns exemplos: Gepeto e Pinochio, Calvin e seu Pai,Imenso e Soluço. Vale conferir: http://criancas.uol.com.br/album/Pais_personagens_album.jhtm?abrefoto=11#fotoNav=40
Iniciei citando Pinochio, porque, embora essa história possa ser associada a personagens da tradição, que são filhos que tão preocupação aos seus pais (no caso, Gepeto foi quem criou o boneco de madeira chamado Pinóquio, que ganhou vida, mais tarde, graças a uma fada), como imaginar um personagem que foge da escola? A escola para todos nós e inclusive as nossas dificuldades para com ela, é uma tema não tradicional no campo da ficção. O respeito aos pais, a conquista de um lugar ao sol através do trabalho e não da esperteza, tal como o cuidado com as tentações oriundas de más companhias, são temas persistente na história.
O que dizer de Calvin, que é tão sarcáticos a respeito da infância e da família, que é preciso ter atingido a puberdade para compreender seu ponto de vista? Os pais de Calvin, nunca tiveram nomes, porque na medida em que a tira se desenvolve eles são importantes apenas como mãe e pai de Calvin. ... Calvin é criança para o deleite dos adultos, que colocam nele o melhor de sua curiosidade e perspicácia. Calvin reside no reino do humor e trabalha como revelador de dificuldades do mundo moderno, neurótico e caótico que construímos.
Soluço é o filho do chefe da tribo Stoico, o Imenso , mas não leva o menor jeito para ser um grande viking. Pequeno e desajeitado, o garoto não tem o porte físico para enfrentar dragões, como seu pai. Soluço decide treinar seu esquelético, desdentado e desajeitado dragão para se tornar um herói. Os vikings-mirins eram educados para substituir os pais na batalha contra os grandes dragões. É ai que começa sua luta para mostrar a todos que uma convivência pacifica é possível, fazendo uma analogia clara aos estereótipos, preconceito e quebra de paradigmas.“Como Treinar Seu Dragão” é uma história que aborda temas como relacionamentos entre pais e filhos, mudanças de pensamentos e atitudes, além de mostrar como é sempre bom ter a mente aberta para novas experiências.
Partindo de pressupostos clássicos, as histórias modernas se baseiam na beleza dos detalhes e no valor de suas mensagens. Pais e filhos são confrontados com o mundo educador. Nessa fase inaugural, quando pai e filho estão encenando seus papéis um para o outro, não fica claro o que o filho ganha e sim o que ele perde. A função paterna não é um privilégio do pai, ela está em cada circunstâncias cerceadora, em cada castigo que a vida impõe, em cada ensinamento pelo qual se aprende errado. A constração da paternidade é um processo que também cabe a mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.