quinta-feira, 31 de março de 2011

Investir no Adolescente pode romper Pobreza

As conclusões do último relatório global do Unicef “Situação Mundial da Infância 2011 – Adolescência: Uma fase de oportunidades” podem parecer um pouco óbvias para algumas pessoas, mas são imprescindíveis e estratégicas. Elas apontam que investir na proteção e no desenvolvimento da população mundial de 1,2 bilhão de adolescentes pode romper ciclos de pobreza e desigualdade.

VOLUNTARIADO

Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.

O movimento do voluntariado, tradicionalmente falando, aparece com propósito assistencialista. Contudo, vários movimentos de voluntariado têm tomado posições mais maduras, nos quais o grupo beneficiado é reconhecido em seus direitos, com trabalhos não só focados na compaixão, mas no genuíno interesse em promover a autonomia do sujeito beneficiário, a recuperação do que lhes é de direito.

LINHA DO TEMPO E LEGISLAÇÃO DO VOLUNTARIADO

Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."

Fragmentos da História do VOLUNTARIADO NO BRASIL

AMOR À FRANCESA

De 1 a 30 de abril de 2011, o Serviço audiovisual do Consulado da França e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro apresentam em abril a mostra “AMOR À FRANCESA”, uma temática clássica e sempre atual na história do cinema.

A retrospectiva traz 22 filmes.
São romances felizes, trágicos, dramáticos, convencionais, anti-convencionais, abrangendo as várias facetas do amor! Para os cinéfilos e os namorados!



SERVIÇO
Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro
Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo Rio de Janeiro
 T.: +55 21 2240-4944
http://www.mamrio.org.br/

quarta-feira, 23 de março de 2011

Hora do Planeta 2011




Conhecida internacionalmente como Earth Hour, a Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, pelo qual governos, empresas e a população demonstram sua preocupação com as mudanças climáticas.

Cinemaison: lançamento do livro francês dedicado à história do cinema brasileiro

Dia 28 de março, o Cinemaison celebrará o lançamento do primeiro livro francês dedicado à história do cinema brasileiro, escrito por Laurent Desbois : L'Odyssée du Cinéma brésilien, de l'Atlantide à la Cité de Dieu e La Renaissance du Cinéma brésilien.
Nessa ocasião, às 17h30, uma sessão de autógrafos do livro com Laurent Desbois acontecerá na Maison de France.

Vik Muniz no Verão da Cultura.Urgente


Vik Muniz comenta o Verão da Cultura.Urgente. Evento que teve lugar no Parque Lage no final de semana passado.

Fita Branca - Uma História de Crianças Alemães

Fita branca foi o filme vencedor da Palma de Ouro e o prêmio da crítica  no Festival de Cannes 2009. Trata dos antecedentes históricos e culturais da formação da mentalidade e da prática que representou a maior tragédia do século XX.

A história é narrada pelo professor de uma cidadezinha. O enredo conta estranhos eventos, às vésperas da Primeira Guerra Mundial, que perturbam a calma de uma pequena cidade na Alemanha.

Uma corda é colocada como armadilha para derrubar o cavalo do médico, um celeiro é incendiado, duas crianças são sequestradas e torturadas. Gradualmente, estes incidentes isolados tomam a forma de um sinistro ritual de punição, deixando a cidade em pânico.
O professor do coro de crianças e jovens da escola local investiga os acontecimentos para encontrar o responsável, e aos poucos desvela a perturbadora verdade.


A forma como se dá a produção do modo totalitário de existir, pautado essencialmente no desrespeito à vida do outro humano, destrutividade que implica em desconhecer absolutamente a hospitalidade e a diferença.

As crianças e mulheres do local são sempre severamente punidas pela menor infração. A tal fita branca é usada para mostrar que os menores cometeram erros e que agora estão dispostos a serem bons.

Três cenas do filme A Fita Branca que mostram um pouco o tipo de relação estabelecida entre  homens e mulheres no filme.
a esposa do pastor
amante do médico viúvo
a baronesa

Superintendência Cultura e Sociedade seleciona Projetos Culturais

Inscrições abertas de 22 de março a 20 de abril de 2011, para os projetos iniciados em JULHO de 2011 (a partir da pré-produção).


http://www.cultura.rj.gov.br/editais/cp0192010.php


A Superintendência de Cultura e Sociedade da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC), está com três editais abertos.
Podem participar pessoas físicas e pessoas jurídicas sem fins lucrativos, atuantes na área cultural há pelo menos dois anos.
As inscrições para as seleções são gratuitas e devem ser realizadas no Portal Cultura.rj (http://www.cultura.rj.gov.br/ )

quinta-feira, 17 de março de 2011

Cartilha sobre exercícios físicos e qualidade de vida com HIV

A ABIA e o Centro Cultural Justiça Federal vão lançar no dia 22 de março, no Rio de Janeiro (RJ), a cartilha Tudo em Cima! - Exercícios físicos e qualidade de vida com HIV. O lançamento, que será às 18h, contará com a presença das autoras da cartilha, Juliana Pereira Borges e Lorena da Silva Paes, além de especialistas nos temas de nutrição e educação física. O Centro Cultural Justiça Federal fica na Av. Rio Branco, 241, Centro. Informações pelo telefone (21) 2223-1040, com Ricardo, da ABIA.

URL de origem: http://www.rets.org.br/?q=node/899 

Boticário lança edital exclusivo para projetos relativos a impactos das mudanças climáticas

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza está lançando um edital exclusivo para financiar projetos relativos aos impactos das mudanças climáticas sobre a biodiversidade da Mata Atlântica. As áreas temáticas são as seguintes: impacto das mudanças climáticas em espécies e ecossistemas; previsão de cenários climáticos e seus impactos sobre a biota; serviços ecossistêmicos e os impactos das mudanças climáticas; e monitoramento de longo prazo de variáveis bióticas e abióticas.

Verão da Cultura.Urgente

Nos dias 19 e 20/03 o Parque Lage vai ferver com mostras e debates.
Para onde vai a cultura do século XXI e quais futuros possíveis podem ser construídos hoje, a partir das práticas culturais em seus vários formatos, projetos e conceitos? Estas são algumas das questões com as quais a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e os agentes culturais do Estado têm se deparado no seu trabalho, nas suas práticas e experiências.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Seminário de Educação em Saúde nas Escolas

Seminário de Educação em Saúde nas Escolas

O objetivo do evento é debater e informar sobre a importância da educação em saúde nas escolas e as perspectivas para o tema.
Estarão presentes professores, profissionais de saúde,
da assistência, gestores e pesquisadores de diversas instituições do Rio de Janeiro e de outros Estados
.
Também haverá uma exposição de experiências de
educação em saúde desenvolvidas em escolas municipais
do Rio de Janeiro.
23 e 24 de março de 2011

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Nike Esporte

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Prêmio Nike Esporte pela Mudança Social.
Professores e estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro podem inscrever, até dia 2 de maio, projetos de extensão – focados no esporte – que beneficiem diretamente jovens em situação de vulnerabilidade social.


quinta-feira, 10 de março de 2011

Le Flâneur (music by The XX)



Pena, mas o vídeo não está mais disponível

Un beau travail vidéo en time-lapse présentant la ville et les monuments de Paris. Intitulé "Le Flâneur" en technique stop-motion.


Réalisation : Luke Shepard


Uma belíssima viagem pelos monumentos de Paris. Foi utilizada a técnica de stop-motion

quarta-feira, 9 de março de 2011

Etiquetas Psiquiátricas de Transtornos Inventados

quinta-feira, 3 de março de 2011

Trabalho Interno - Oscar 2011 - Melhor documentário

Da Coluna do  Ancelmo Gois sobre Vik Muniz, no Twitter, com relação a derrota no Oscar do documentário “Lixo extraordinário” para “Trabalho interno”, sobre a crise global de 2008:

“Fizemos um filme sobre como transformar lixo em dinheiro e deram o Oscar para um sobre como transformar dinheiro em lixo.”

O filme "Lixo extraordinário", coprodução do Brasil e Reino Unido, perdeu o Oscar de melhor documentário para "Trabalho interno" (Inside Job, em inglês), de Charles Ferguson.

Os outros concorrentes foram "Exit through the gift shop", do artista plástico Banksy; "GasLand", de Josh Fox, Restrepo", de Tim Hetherington e Sebastian Junger.

O anúncio do vencedor da estatueta foi feito por Oprah Winfrey.


quarta-feira, 2 de março de 2011

Seguraça da Criança

Cada criança é um ser único, que deve ser entendido, cuidado e respeitado. No início da vida, as crianças comunicam-se pelo choro. Existem vários motivos que podem trazer desconforto como fome, frio, calor, dor, cólicas ou insegurança.

É fundamental que os pais/cuidadores busquem perceber o que pode estar passando com a criança para solucionar cada situação, cuidando, conversando.

Os bebês são muito sensíveis e, desde o nascimento, são capazes de diferenciar um tom de voz carinhoso de um tom agressivo. Aos poucos, tanto os pais/cuiddadores quanto os bebês vão se entendendo e se reconhecendo nas suas necessidades e jeitos de ser.

À medida que a criança cresce, é importante que aprenda o que pode e o que não pode fazer e a identificar as situações de perigo. Por isso, os limites precisam ser ensinados com clareza e carinho. Há necessidade de saber que terá de explicar e repetir as orientações tantas vezes quanto forem necessárias, até a criança entender o perigo que corre.

A birra e a desobediência devem ser encaradas como uma atitude de confronto da criança, que faz parte do seu desenvolvimento. A maioria das crianças apresenta esse comportamento. Isso não quer dizer que ela seja nervosa. No entanto, é importante que você não ceda aos seus caprichos.

Hábitos e atitudes que estimulam um ambiente seguro e saudável para a criança por faixa de idade:

Seminário “Da Infância à Velhice: Políticas, Espaços Públicos e Movimentos Sociais”




O Núcleo de Pesquisa e Extensão sobre Política Pública, Espaço Público e Serviço Social [NUPPESS] da Universidade Federal Fluminense [UFF] vai realizar, de 28 a 31 de março, em Niterói (RJ), o seminário "Da Infância à Velhice: políticas, espaços públicos e movimentos sociais".

Seminário vai tratar de políticas e espaços públicos da velhice à infância

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 23 de março pelo e-mail infanciaeenvelhecimento@yahoo.com.br.

Educação, sexualidade, gênero e diversidade em debate na UFRJ

Há espaço para ouvintes no Seminário.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do Projeto Diversidade Sexual na Escola, vinculado ao Programa Papo Cabeça, realiza, nos dias 30 e 31 de março e 01 de abril de 2011, a segunda edição do Seminário Educação, Sexualidade Gênero e Diversidade. Desta vez o evento será voltado especialmente a representantes de secretarias de educação, de programas e projetos governamentais e membros de organizações da sociedade civil que trabalham no campo da diversidade, direitos humanos, direitos sexuais, sexualidade e gênero. Quem não se enquadra nessas categorias, também pode participar como ouvinte.


Nise da Silveira - Senhora das Imagens

Até o dia 20 de março, a peça Nise da Silveira - Senhora das Imagens vai está em cartaz no Centro Cultural da Caixa. Espetáculo multimídia reunindo teatro, cinema, fotografia, música e dança, o drama relata a história de uma das mulheres brasileiras mais importantes do século XX. Precursora de métodos alternativos de tratamento psiquiátrico, Dra. Nise aboliu os usuais choques elétricos, passando a utilizar terapias que abordavam pintura, escultura e modelagem.