quarta-feira, 2 de março de 2011

Educação, sexualidade, gênero e diversidade em debate na UFRJ

Há espaço para ouvintes no Seminário.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do Projeto Diversidade Sexual na Escola, vinculado ao Programa Papo Cabeça, realiza, nos dias 30 e 31 de março e 01 de abril de 2011, a segunda edição do Seminário Educação, Sexualidade Gênero e Diversidade. Desta vez o evento será voltado especialmente a representantes de secretarias de educação, de programas e projetos governamentais e membros de organizações da sociedade civil que trabalham no campo da diversidade, direitos humanos, direitos sexuais, sexualidade e gênero. Quem não se enquadra nessas categorias, também pode participar como ouvinte.



A idéia do evento é articular o setor público e a sociedade civil organizada para reforçar e construir políticas públicas e ações sociais que promovam o reconhecimento da diversidade, da igualdade e da diferença no que diz respeito à sexualidade e ao gênero de cada ser humano. E é claro, o foco do debate é a Educação, em especial, a escola - mas não só ela.


O objetivo é que seminário se torne um espaço de troca e de aprendizado, tanto para as organizações sociais e para os gestores públicos, quanto para a própria universidade. A programação vai contar com espaços de formação, debate e articulação, onde serão discutidos temas como discriminação, violência, sexismo e heteronormatividade, currículo e práticas pedagógicas, legislação e políticas públicas.

A idéia é que gestores públicos e movimento social saiam dali com novas pontes e parcerias criadas, contribuindo para formar uma rede de âmbito estadual e local que se articule na defesa e promoção dos direitos sexuais e humanos no contexto escolar. Sem o suporte dessas redes, que integram serviços de saúde, projetos e programas de Estado, redes de educadores, movimentos sociais e organizações não governamentais, fica muito difícil para os profissionais que estão na escola conseguirem desenvolver ações de enfrentamento à discriminação e de promoção de direitos.

Representantes de organizações da sociedade civil de fora da área metropolitana poderão receber apoio para transporte e hospedagem. Para inscrever a sua organização, entre em contato com a coordenação do Projeto Diversidade Sexual na Escola por telefone (21) 2598-1892 ou correio eletrônico diversidadeppc@me.ufrj.br. Outras informações estão disponíveis no site http://www.diversidade.papocabeca.me.ufrj.br/ .


Diversidade Sexual na Escola

de Alexandre Bortolini
co-autoria: Luan Carpes Barros-Cassal, Majorie Marchi e Regina Bortolini

Material de orientação a educadores
Prêmio Educando para a Diversidade Sexual
GALE - Global Alliance for LGBT Education / CEPAC / ABGLT
Prêmio Xica Manicongo
ASTRA-Rio - Associação de Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro

O livro Diversidade Sexual na Escola foi produzido a partir de relatos recolhidos durante dois anos de contato do projeto com profissionais de educação, através de oficinas de sensibilização e cursos de formação. Baseado nessas falas, questões e casos, o material intercala depoimentos de educadores e jovens com uma discussão conceitual. Gênero, sexualidade, orientações e identidades sexuais, homofobia, travestilidade e transexualidade, violência e exclusão, religião e ética são alguns dos temas trabalhados no livro.
Todas as escolas da rede estadual do Rio de Janeiro receberam cópias do material. Ao todo já foram distribuídas mais de 13.000 livros, chegando também a universidades, órgãos de gestão e organizações sociais. Imaginando-se que cada livro tenha sido lido por pelo menos duas pessoas, podemos projetar, sem medo, um público atingido de mais de 20.000 pessoas.
Este material foi produzido com financiamento do Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.