segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Eletrobras lança Edital de Cultura

http://www.eletrobras.com/editalcultural/

Link do Edital
http://www.eletrobras.com/editalcultural/pdf/edital-programa-cultural-das-empresas-eletrobras-2011.pdf

As inscrições eletrônicas, que serão gratuitas, deverão ser realizadas de 22/12/2010 até 13/04/2011.O

Programa Cultural das Empresas Eletrobras 2011 é aberto a:


• Pessoas jurídicas, necessariamente de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos – instituições, empresas, fundações ou associações sob controle acionário, estatutário ou majoritário de brasileiros natos, naturalizados ou de estrangeiros residentes no Brasil há mais de três anos;

• Pessoas físicas, que sejam brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros residentes no Brasil há mais de três anos;

O proponente deverá apresentar, caso não seja o próprio, o profissional responsável pelo projeto, que será seu interlocutor junto ao Programa Cultural das Empresas Eletrobras, explicitando a sua função em relação ao projeto.

Desenvolvimento Social e Econômico, aliado ao cuidado Ambiental

Neste vídeo Annie Leonard explica como funciona o sistema linear do capitalismo e como isso prejudica o planeta. O projeto visa ampliar as discussões sobre uma série de preocupações ambientais, sociais e econômicas, do envolvimento crescente das coisas nas comunidades, de modo a centrar nos esforços estratégicos para construir um mundo mais sustentável e justo. O resultado pode ser visto no vídeo abaixo.


link: http://www.%20storyofstuff.com/


sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Brinquedo e Idade na Hora da Escolha

Brincar e brinquedo, estão relacionados com a infância: o desenvolvimento e a formação da personalidade. É como a criança experimenta a vida. Um companheiro inesquecível. E a responsabilidade de quem media esse encontro é enorme.

Um brinquedo é mais indicado para uma idade maior, pode estimular ainda mais a criança, pode ser uma questão. O importante é observar a fase em que a criança está vivenciando, e quais habilidades ela está desenvolvendo naquele momento, até para aproveitar o brinquedo da melhor maneira possível.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Menino, deixa a boneca. Menina, futebol não!

Pais e mães não devem reforçar preconceitos ao lidar com as diferenças que existem entre meninos e meninas.

Sobre as diferenças entre meninos e meninas, a ciência já descobriu que:


Medo de Crescer

A criança pode não ter medo de lobo mau, mas se tiver de médico, dentista ou do escuro, saiba que faz parte do desenvolvimento.

O que acontece na visita ao dentista que deixa as crianças com tanto medo?
Primeiro, saiba que a culpa não é sua. Medos são naturais e são até pontos importantes no desenvolvimento.
Eles ajudam as crianças a lidarem com questões que fazem parte do crescimento. 

“Desigualdade Social e Renda Injusta”

Por Frei Betto*

Entre os 15 países mais desiguais do mundo, dez se encontram na América Latina e Caribe. Atenção: não confundir desigualdade com pobreza. Desigualdade resulta da distribuição desproporcional da renda entre a população.

O mais desigual é a Bolívia, seguida de Camarões, Madagascar, África do Sul, Haiti, Tailândia, Brasil (em 7º. lugar), Equador, Uganda, Colômbia, Paraguai, Honduras, Panamá, Chile e Guatemala.

A ONU reconhece que, nos últimos anos, houve redução da desigualdade no Brasil. Em nosso continente, os países com menos desigualdade social são Costa Rica, Argentina, Venezuela e Uruguai.

click: http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/pt/5243/servicos_do_portal/noticias/itens/_%e2%80%9cdesigualdade_social_e_renda_injusta%e2%80%9d,_por_frei_betto_.aspx

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Crianças e o Futebol

Bater uma bola, jogar uma pelada. Não importa. Essa brincadeira, com certeza, está entre as dez preferidas das crianças.

A bola exerce um enorme fascínio sobre elas. Jogar futebol ajuda na motricidade, no respeito, no estabelecimento e criação de regras, melhora a lateralidade e a noção de espaço, ajuda na socialização e também na linguagem.


Entre os 3 e os 5 anos a criança começa a se interessar pelo esporte e a imitar o pai.

Brinquedos certos para a idade certa!

Os brinquedos indicados para entreter e estimular a criança nessa fase

Dimensões, cores, texturas dos brinquedos para bebês não deixam dúvida sobre a faixa etária a que se destinam.
Mas para as crianças maiores não é tão simples escolher os brinquedos adequados.  É o excesso de opções que confunde, pois nem sempre os adultos têm clareza sobre o que é indicado para entreter e estimular uma criança a partir dos 3 anos.

"Nessa fase a criança está com a linguagem mais desenvolvida, é muito curiosa, imaginativa e gosta dos jogos de faz-de-conta". "É uma faixa em que o mais importante é o jogo simbólico, que usa a imaginação".

Escolha com critério

Gostar de repetir a brincadeira mil vezes?

É normal!
A repetição de brincadeiras e histórias é essencial para o desenvolvimento infantil.

Aos 2 anos: uma bricadeira preferida entre os pequenos é ouvir o disquinho: e eles viram a cabecinha pra trás com o "serra, serra, serrador" ouvindo as histórias da coleção Disquinho. 
O Casamento do Sapo, pode ouvir quatro, cinco, muitas vezes. Está é uma fase dos mais típicos comportamentos infantis, que é o da repetição.

Por enquanto, a criança se contenta em fazer a mesma atividade três ou quatro vezes, mas o cuidador, deve saber o que o espera nos próximos meses – assistir ao mesmo filme ou contar a mesma história dezenas de vezes, até seguidas. E é bom mesmo que o cuidador tenha paciência, pois esse processo, que às vezes parece sem sentido para os adultos, é fundamental para o desenvolvimento emocional e intelectual da criança. A repetição é um mecanismo de aprendizado e de garantia de ligação afetiva com o mundo.

Vestir fantasias faz parte do mundo infantil

É a fase de homem-aranha, batman e princesas.

Vestir-se só de Homem-Aranha, de Batman, Zorro, Vampiro, caipira de festa junina e fantasma de lençol. A criança está vivendo a chamada fase do jogo simbólico, uma etapa especial do crescimento, em que é comum a criança vestir fantasias e incorporar personagens que a ajudam a desenvolver a imaginação e a expressão emocional, facilitando a resolução de conflitos internos e externos.



Por volta dos 3 anos, a criança está concentrada nas habilidades corporais, para adquirir controle motor. "Ela tem mais necessidade de andar, correr, pegar e jogar objetos, e usa os jogos ou exercícios de repetição".
"Quando passa a imitar pessoas e animais, na ausência desses modelos, a criança inicia os jogos simbólicos. Ela está criando o imaginário".

Nesse processo, ela desenvolve a linguagem e, ao mesmo tempo, a inteligência, começando a aprendizagem de conceitos e valores.



E quando a criança gosta de brincar sozinho?

É normal que eles deixem os amigos de lado na hora da brincadeira. Desde que isso não seja a regra.

As vezes as crianças brincam um pouco juntos e depois cada um vai para um lado. Só mais tarde voltavam a se comunicar.
"Será que há alguma dificuldade de se relacionar com os amiguinhos?". Entre 2 e 3 anos a criança é egocêntrica, mas já começa a se sociabilizar. "Muitas vezes, prefere se divertir sozinha com um brinquedo ou com os personagens que ela mesma cria". "Faz parte do desenvolvimento. A responsável precisa ficar atenta se a criança sempre prefere ficar sozinho quando há companhia".

Brincadeiras: 2 a 6 anos Cócegas

Não tem sensação mais gostosa do que ver os pequenos gargalhando e se contorcendo de alegria.

As cócegas, além de muito divertidas, promovem a formação de laços afetivos, já que a criança associa esse prazer com quem o está proporcionando – ‘se você me faz rir, eu gosto de você’.

Tanto que, quando a farra acaba, elas continuam procurando a mão que as fez rir, com aquela carinha de sapecas que só elas sabem fazer.

Onde será que a criança sente mais cócegas?
Na hora de brincar, vale cutucar a barriga, o pescoço, embaixo do braço, a sola do pé... Pode se descabelar, derrubar as almofadas e dar mordidinhas. Então, vamos começar a brincadeira? 1, 2, 3 e... já!!

As crianças e as brincadeiras que envolvem o toque. Brincar com o corpo faz parte da descoberta da própria identidade.

Apresente o Teatro

Apresentando a criança ao teatro! Espetáculos com enredos conhecidos e simples agradam mais nessa fase.

Prepare a criança. Explique como funciona o teatro, conte que os atores são pessoas normais que estão ali encenando uma história.

Durante a peça, as crianças não podem subir no palco. Costumam ser convidadas a sentar nas fileiras da frente, sem os adultos. Se a criança preferir você ao lado, não tente conter as reações espontâneas dele, como rir alto, cantar junto com os atores, aplaudir fora de hora. Deixe que descubra o teatro sozinho.

Histórias que você conta à noite para a criança dormir podem ganhar vida no teatro no fim de semana. O programa é o máximo para crianças dessa idade, que começam a diferenciar a fantasia da realidade e a compreender o faz-de-conta. Os números mostram que elas gostam.

Brincadeiras: 0 a 2 anos

Brincar é uma forma saudável de desenvolver a imaginação e a auto-estima, de expressar sentimentos e emoções e de resolver conflitos interiores. 

Se a criança está a brincar sozinho, não o interrompa!


Brincar é um assunto sério para todas as crianças de todas as idades. É a brincar que crescem e aprendem, experimentam e praticam futuras competências. Muito antes de surgirem os amigos, as crianças já brincaram muito, com a mãe, com o pai e também sozinhas.

Os Bebês e a Brincadeira

Brincar de esconder e achar, além de divertido, é lúdico e estimula o desenvolvimento cognitivo da criança. “Até os 6 meses, quando tiramos um objeto da frente dela é como se o mesmo deixasse de existir. Depois dessa idade, a criança já sabe que o objeto está lá e vai procurar quando você esconder”, explica Fernando Lamano Ferreira, pediatra da Maternidade Pro Matre Paulista (SP). O conceito de permanência do objeto é reforçado quando os pais se escondem ou escondem algo e incentivam o filho a procurar e achar. Entre 6 e 18 meses, a criança está num período de descobertas, e isso atiça a curiosidade. A brincadeira também aproxima a família e estimula a autoconfiança e o vínculo entre pais e filhos. Experimente se esconder atrás das pernas do bebê enquanto troca suas fraldas: ele vai adorar! E ainda vai aprender brincando com você.


Ao nascer, o bebê não percebe que ele e a mãe são pessoas diferentes., ou seja, ele entende a mãe como uma extensão de seu corpo. O bebê também não tem ideia de que as coisas permanecem no lugar quando ele não consegue vê-las.

Por volta dos 7 meses essas noções começam a mudar, dando inicio o processo de individualização. “Nessa fase é comum a criança rejeitar o colo de outros ou pensar que a mãe deixou de existir se ela sai do seu campo de visão”. Essa “separação” deixa os bebês aflitos e inseguros, com medo de serem abandonados, um desenvolvimento psíquico que só se completará por volta dos 3 anos, coincidindo com a entrada na escola e o início da relação com os amigos.

Desenhar na Infância

Ao refletir sobre a importância do desenho, o seu desenvolvimento e a sua interpretação, cabe entender que a criança é um ser completo e ao tomar posse do papel, ela nos mostra sua realidade e o produto dessa realidade que está repleto de sentimentos.

O desenho, primeira manifestação da escrita humana, continua sendo a primeira forma de expressão usada pela criança.


Segundo Rousseau: "A criança é uma criança, não um adulto". Desta maneira, surge uma nova visão do desenvolvimento da criança, que passa a poder demonstrar seu prazer e interesse em desenhar e expressar o que sente até mesmo que inconscientemente. Seus feitos ganham vivacidade por representar também o que ela conhece em relação ao mundo.
 
click: http://filosofiacienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/59/artigo191325-4.asp
 

Brincadeira de mau gosto

O Bullying significa atos de violência física ou psicológica, sem motivação aparente e contra alguém em desvantagem de poder, traz consequências desastrosas para vítimas, agressores e testemunhas e se transforma em tema de políticas públicas em todo o mundo.
http://psiquecienciaevida.uol.com.br/ESPS/Edicoes/58/artigo187584-1.asp


Resolução de Conflitos Criativa

As crises existenciais percorrem a nossa vida desde o nascimento, na infância, na adolescência, na juventude, na fase adulta, nos relacionamentos interpessoais, na escolha da profissão, na aposentadoria.

A falta de imaginação atua como responsável e geradora de conflitos: as partes se recusam a imaginar o que os outros podem fazer, pensar ou sentir. As pessoas agem como se desconhecessem as diferenças.


Somente escutar as pessoas não garante a sua resolução . Entender e trabalhar questões da diversidade passa a ser fundamental.

O silêncio poderá ser uma grande fonte de indicativo de conflitos, sua resolução poderá dar-se através da negociação.

Resolução de Conflitos

“Os conflitos sociais são motor de progresso e a mola propulsora do dinamismo.
A imaginação e a inovação nascem da tensão e do conforto e
não de uma unanimidade artificial”.

Alaim Duhamel


A força construtiva ou destrutiva do conflito deriva de sua motivação e do clima existente nos grupos. Temos de considerar se é uma diferença entre pessoas ou entre idéias.

O termo conflito adquiriu vários significados, que pode ser atribuído à diversidade das disciplinas que estudaram o conflito, como: A Antropologia, Economia, Ciência Política, Psiquiatria, Psicologia, Sociologia e Administração, vejamos então:
Psicanálise  - fala-se de conflito quando, no sujeito, opõem-se exigências internas contrárias. O conflito pode ser manifesto(entre um desejo e uma exigência moral, por exemplo, ou ente dois sentimentos contraditórios) ou latente, podendo este exprimir-se de forma deformada no conflito manifesto e traduzir-se particularmente pela formação de sintomas, desordens do comportamento, perturbações do caráter, etc. A psicanálise considera o conflito como constituitivo do ser humano, e isto em diversas perspectivas: conflito entre o deseja e a defesa, conflito entre os diferentes sistemas ou instâncias, conflitos entre as pulsões, e por fim o conflito edipiano, onde não apenas se defrontam desejos contrários,mas estes enfretam a interdição.Desde as suas origens a psicanalise encontrou o conflito psíquico, e logo foi levada a fazer dele a noção central a teoria das neuroses

Atividades e Bullying:

Materiais: Fantoches


Processo: fantoches O problema são usados como atores. jogadores de Marionetas proporcionar às crianças jovens a partir de uma distância suficiente conflito para discutir o seu próprio comportamento, sem se sentirem ameaçados.

Quem nunca foi zoado ou zoou alguém na escola?

Risadinhas, empurrões, fofocas, apelidos como “bola”, “rolha de poço”, “quatro-olhos”. Todo mundo já testemunhou uma dessas “brincadeirinhas” ou foi vítima delas. Mas esse comportamento, considerado normal por muitos pais, alunos e até professores, está longe de ser inocente. Tal comportamento é tão comum entre crianças e adolescentes que recebe até um nome especial: bullying. Termo em inglês utilizado para designar a prática de atos agressivos entre estudantes. Ao pé da letra, seria algo como intimidação. Resumindo, quem sofre com o bullying é aquele aluno perseguido, humilhado, intimidado.


O Carnaval


O carnaval é um conjunto de festividades populares que ocorrem em diversos países e regiões católicas nos dias que antecedem o início da Quaresma.
O carnaval surgiu séculos depois que a Igreja Católica, no ano de 604, na figura do Papa Gregório I, estipulou um período do ano para os fiéis deixarem de lado a vida do cotidiano.
Nesse período, chamado de Quaresma, os fiéis deveriam dedicar-se só às questões espirituais, para lembrar os 40 dias de jejum e provações de Jesus no deserto. Em 1091, o papa Urbano II, fixou uma data oficial para o período da Quaresma.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Oralismo, Comunicação Total, Bilinguismo, Atendimento Educacional Especializada

Pessoas com surdez encaram diversos entraves para participar da educação escolar, devido a perda da audição e a forma como se estruturam as propostas educacionais das escolas.


Diversas questões têm se cultivadas em torno da educação escolar para pessoas com surdez. É um desafio, a proposta de educação escolar inclusiva que para ser realizada é forçoso ponderar que os alunos com surdez têm direito de acesso ao conhecimento, à acessibilidade, assim como ao Atendimento Educacional Especializado.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Relações de Produção e de Consumo permeando as Interações Sociais.

A contemporaneidade tem-se caracterizado pelas relações de produção e de consumo permeando as interações sociais. Crianças, adolescentes e adultos alteram suas relações intersubjetivas a partir das influências que a mídia e a cultura do consumo exercem sobre todos nós.

O tempo em comum entre pais e filhos é cada vez mais insuficiente: as famílias trabalham cada dia mais para o acréscimo do poder aquisitivo (e, portanto do consumo), e a mulher tem um aporte crescente na fatia produtiva da população, ficando muito tempo fora de casa. Pais chegam tarde a casa, crianças atarefadas, refeições solitárias ou feitas fora do lar.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Gangues, Gênero e Juventudes: donas de rocha e sujeitos cabulosos

A cartilha explora o universo das gangues de pichadores, analisando seus discursos e vivências.
Esses grupos juvenis trazem marcadamente subsídios como a procura por reconhecimento, a glorificação do sentimento de pertença e a obtenção de prestígio. Dentro desse contexto, enfatizam-se, nas dinâmicas entre e intra gangues, valores como coragem, fama e lealdade ao próprio grupo, que guiam a evidência atribuida às identidades de donas de rocha e sujeitos cabulosos, categorias de feminino e de masculino que resumem o ideal do ser gangueiro.
O mérito em apreender os diferentes aspectos das várias juventudes norteou a cartilha, especialmente ao abordar a discussão sobre as relações de classe, as condições étnicas e mais minuciosamente as relações de gênero que permeiam esses grupos, além de atentar para as mais diversas trajetórias singularizadas por habitus delineados em situações de fronteira, e que costumam ser pouco conhecidos.
A cartilha caracteriza os jovens em gangues, a partir de seu contexto, lugar e tempo; registra ritmos de vida e trata de identificar os estímulos que os agrupam, assim como suas principais características sócio-demográficas e de associatividade, discutindo fratrias e competições.

O livro Gangues, Gênero e Juventudes: donas de rocha e sujeitos cabulosos

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Shakesparque a céu aberto

Principais cenas de clássicos de Shakespeare serão encenadas gratuitamente no Parque Lage.

Encenações de peças de William Shakespeare - Ricardo III, A Megera Domada, Romeu e Julieta, Sonho de uma Noite de Verão, Hamlet Príncipe da Dinamarca, A Tragédia de Macbeth e a Tempestade - com direção de Paulo Reis, cenário de José Dias, figurino de Márcia Pitanga, iluminação de Rogério Emerson e colaboração dos alunos de Cenografia e Indumentária e de Iluminação da EAV Parque Lage.


Às sextas feiras, 18h, palestras de Barbara Heliodora, responsável pela tradução dos textos originais e especialista na obra de Shakespeare.

Elenco das cenas principais

Serviço: http://www.cultura.rj.gov.br/materias/shakespeare-a-ceu-aberto

4 a 27 de fevereiro (sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 20h)

Local: EAV Parque Lage - Pátio da Piscina
Informações: Entrada franca. Distribuição de senhas 1h antes dos espetáculos. Vagas limitadas.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Fundo Brasil de Direitos Humanos edital 2011

O Fundo Brasil de Direitos Humanos disponibiliza recursos para projetos de organizações da sociedade civil e de indivíduos em todo o país, buscando acolher a diversidade regional e beneficiar preferencialmente aqueles com menor acesso às fontes tradicionais de financiamento.

A escolha dos projetos obedece a processo de seleção anual, que se inicia com a divulgação de edital contendo os critérios específicos e os prazos para envio de projetos.
O edital 2011 privilegia iniciativas na área do combate à discriminação e à violência institucional, esta última entendida como "qualquer forma de violação a direitos humanos promovida por instituições oficiais, suas delegações ou empresas."
Veja o Edital do ano de 2011  

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O LADO DARK DO BALÉ no Cinema

Após assistir o filme Cisne Negro, vale pensar sobre os outro filme com o mesmo pano de fundo, O Lago dos Cisne.
Desde os anos 40, com Os Sapatinhos Vermelhos, de Michael Powell (onde um mestre de dança tiraniza sua aluna) até A Dança Inacabada, com Margaret O´Brien (onde uma criança ainda estudando provoca acidente para tirar a estrela dançarina e dar a chance para sua favorita) nunca se escondeu o lado dark de uma profissão extremamente difícil, de curta duração, enorme concorrência e dificuldade.


CISNE NEGRO

"Cisne Negro é metáfora para processo destrutivo da arte", diz diretor Aronofsky. "O filme é uma metáfora para o processo destrutivo da arte", explica o roteirista Mark Heyman. É um thriller psicológico, com cenas de terror mais ao final, o que fez com que alguns reclamassem do retrato negativo feito do balé. Aronofsky responde que seu filme é, de fato, mais apurado que outros do gênero. "Muitos bailarinos ficaram aliviados por se tratar, finalmente, de um filme sobre a arte do balé, e não do balé apenas como cenário para um romance", disse o diretor.

OS SAPATINHOS VERMELHOS

Os Sapatinhos Vermelhos, de 1948, baseado em conto de Hans Christian Andersen, o filme favorito de Martin Scorsese disse que o filme visa à arte total - balé, música, pintura, literatura. Ao montar o espetáculo “Os Sapatinhos Vermelhos”, famosa companhia de dança tem de escolher a protagonista. A bailarina que ganha a vaga se envolve com o empresário e o compositor. Sapatinhos Vermelhos é o nome de uma fábula criada no século 19 pelo dinamarquês Hans Christian Andersen, sobre uma jovem que, após calçar sapatilhas vermelhas mágicas, é obrigada a dançar incessantemente até morrer de exaustão. O argumento é abordado no filme dentro dos palcos e sugerido na vida real, num sarcasmo de conseqüências trágicas. Costuma-se alegar que nunca existiu outro retrato tão fiel ao mundo do balé como o filme de Powell e Pressburger. Há de tudo um pouco: da competição à amizade, a busca infatigável pela perfeição, os dançarinos de trejeitos afeminados, os longos ensaios, a excitação da trupe diante do público numa noite de estréia, etc. Imagens que parecem extraídas de um catálogo sobre Degas. Mas, na verdade, o tema é ainda mais denso, em especial no âmbito das relações humanas. E é, sobretudo, uma história de amor.

A DANÇA INACABADA

A Dança Inacabada, 1947, filme de comédia musical, dirigido por Henry Koster. Ganhou dois prêmios no 1948 Festival Internacional de Cinema de Locarno . Margaret O'Brien é a dançarina que idolatra a bailarina e rival Charisse. Baseado na história ''La Mort du Cygne'', de Paul Morand, refilmagem do filme francês intitulo ''Ballerina''.


CISNE NEGRO

A mãe horrorosa, a rival malvada, o mestre cruel.



Cisne Negro é um suspense psicológico sobre uma bailarina que enlouquece com a busca da perfeição. Um drama dark, que não fica muito distante do clima de horror. A dança é pano de fundo para o despertar da loucura de uma mulher acuada pela insegurança.  Na trama Natalie Portman interpreta Nina, dedicada integrante de uma companhia de balé de Nova York. Sua rotina se resume aos ensaios e à convivência sufocante com a mãe, Erica (Barbara Hershey, assustadora), uma ex-bailarina. Obsessiva, Nina sofre com a pressão do diretor artístico Thomas Leroy (Vincent Cassel) e com a extenuante rotina dos ensaios. 

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Como tornar a primeira semana de aula mais prazerosa para as crianças?

Ações básicas para auxiliar na reorganização da rotina familiar.

Despertar as crianças mais cedo, assim poderam se adequar à rotina escolar. Ser um pouco mais rígido, quando preciso. O foco é readaptá-los às atividades diárias e a criança necessita ter certeza de que suas férias terminaram.






BOAS MANEIRAS NA ESCOLA

As boas maneiras fundamentam o relacionamento em todos os aspectos da nossa vida. No que se refere ao ambiente escolar e na educação de uma criança, não poderia ser diferente, equipara-se a aprender a ler, escrever e contar. Compete ao professor conscientizar-se de sua função, para gerar e manter um ambiente alegre, agradável e saudável na sala de aula, com a participação e o auxílio dos alunos.
Boas maneiras no ambiente escolar são calcadas na manifestação do interesse e da consideração pelas pessoas. Por vezes, a cortesia comum não é suficiente. Existem diversas situações na vida que exigem o conhecimento correto do que fazer, dizer, como agir, o que vestir, o que escrever.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Filmes de Babás

As babás sempre existiram como a 'terceirização' da maternidade, para se livrarem da desagradável tarefa de criar os próprios filhos.

Hoje, a classe média teve que recorrer as profissionais, para que as mulheres pudessem sair de casa e ganhar sua parte do sustento do lar.

O cinema tem inúmeros exemplos de babás, boas ou más, que nos cativaram. Esta é uma lista com algumas delas.
Os Inocentes


Corina, Corina



Nanny McPhee


May Poppins

Paris Eu te Amo

Rebecca

Terminou a Licença Maternidade, Com Quem Deixar o Filho?

Hoje a grande parte das mamães trabalham fora, assim depois da licença após o parto, é necessário se organizar para retornar ao trabalho e o momento da primeira separação de seu bebê. A CLT dispõe uma série de direitos que tutelam a mulher grávida. Por exemplo, uma mulher grávida não pode ser despedida, mesmo se foi admitida há pouco tempo. Esta lei foi criada para proteger as mulheres grávidas que poderiam se tornar um "peso" para seus chefes e serem então demitidas. Mas passado a licença maternidade, chega a hora de volta ao trabalho, e a grande questão de quem tem um bebê: "Com quem deixá-lo?" Essa pergunta deve ser feita com antecedência, já que será preciso um grande empenho na busca do berçario ideal, ou de uma babá confiável.


Filhos – de 2 a 10 anos de idade

As dúvidas mais frequentes das mães e dos pais estão respondidas nesta recente publicação da Sociedade Brasileira de Pediatria - Filhos – de 2 a 10 anos de idade. A obra dá sequência a Filhos – da gravidez aos 2 anos de idade.
O livro acalma as famílias, uma vez que além dos assuntos tradicionais, como o calendário de vacinas recomendadas para cada idade, aborda temas como saúde ambiental, comportamento, bullying, lazer, brincadeiras e brinquedos mais indicados para cada faixa etária e destina parte do texto à s crianças portadoras de necessidades especiais, informando sobre sua inclusão social – “que começa na família” – e os principais cuidados necessários. Responde questões da vida moderna, como: “Devo controlar o uso da televisão?” e “Como lidar com o uso do computador e de jogos eletrônicos?”. Orienta sobre legislação, traz “alertas de segurança”, curiosidades e indicação de bibliografia complementar, que inclui outros livros e sites confiáveis.
clique aqui

O museu e a escola

Museus são espaços de aprendizagem, espaços de educação. Seu trabalho é difundir informações obtidas a partir das atividades de pesquisa e documentação que realiza. Por meio de suas exposições, procuram argumentar com o público suas intenções e por meio de mecanismos alternativos de avaliação, como livros de opinião, procuram saber se e como foram compreendidos.

Bonecas ritxòkò: arte e ofício do povo Karajá

Exposição na Sala do Artista Popular "Bonecas ritxòkò: arte e ofício do povo Karajá", em cartaz até 27 de fevereiro, resultado de pesquisa realizada pela parceria entre o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás e a Superintendência do Iphan em Goiás. A mostra conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal.



Setor de Difusão Cultural

Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular - CNFCP

Visite: http://www.cnfcp.gov.br/  e conheça a instituição

UOL dá Bolsa Pesquisa para temas relacionados à Internet

Divulgando em 17 de dezembro de 2010
Está aberta a chamada de projetos para a Edição 2011 do UOL Bolsa Pesquisa! O UOL Bolsa Pesquisa é uma iniciativa pioneira entre empresas do setor privado no Brasil. Seu objetivo é financiar projetos de pesquisa que estimulem o desenvolvimento de tecnologias e conhecimento voltados para a Internet.


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FIAP e Intel oferecem bolsa no exterior

IT Careers - Convergência Digital
:: Da redação :: 31/01/2011

A FIAP, com patrocínio da Intel Brasil, acaba de anunciar o “Call to Innovation”, concurso cultural que visa estimular o empreendedorismo e as ideias inovadoras que beneficiem o Brasil. O vencedor receberá uma bolsa de estudos para cursar o Graduate Studies Program (GSP) 2011 da Singularity University (SU), incluindo alimentação e estadia no campus da SU, dentro das instalações da NASA Ames, na Califórnia, Estados Unidos.

STARTUPS

O termo “startup” tornou-se comum nos Estados Unidos, para indicar novas empresas, negócios ou projetos relacionados a inovação. Esse tipo de empresa (startup) tem algumas características especiais que as diferenciam das tradicionais pequenas e micro empresas, pois seu tipo de produto está inserido em um contexto bastante dinâmico e sensível.