quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Vida após a morte no cinema

As telas brasileiras exibiram em 2009, com sucesso o filme “Bezerra de Menezes – O Diário de um Espírito”. Depois, assistimos produções relacionadas ao Espiritismo: “Chico Xavier” e “Nosso Lar”. Mas além dessas produções, já assistimos outras, claramente centradas na vida após a morte como o filme Besouro, dirigido por João Daniel Tikhomiroff, que conta a saga de Manoel Henrique Pereira, exímio lutador de capoeira, que nasceu na Bahia em 1897.

Como a presença constante na telona por aqui, o tema da vida após a morte já estava presente e sendo tratado de forma bastante carinhosa pela 7ª arte. Para começar a relembrar em 1990, Ghost um dos filmes mais famosos da história do cinema. É um dos mais bem sucedidos sobre o tema.
Depois, o filme baseado em um romance homônimo de Isabel Allende A Casa dos Espíritos (1993) gira em torno das relações quase sempre conflituosas da família de Clara (Meryl Streep), que tem a missão de usar o dom da mediunidade para ajudar principalmente o marido e a filha a resolverem suas desavenças.
Anjos que, em vez de fantasiosas asas, usam roupas pretas e vagam pela Terra cumprindo sua missão de proteger os humanos. . Esse é Cidade dos Anjos (1998) que, espiritualmente, deve ser visto mais como um filme no qual uma médica racional é tocada por um sinal divino e passa a acreditar que existe algo além da terra firme.
Abalado pelo trauma de ver um de seus pacientes se suicidar na sua frente, o psicólogo Malcolm Crowe (Bruce Willis) se dedica integralmente ao caso do menino Cole Sear (Haley Joel Osment) para tentar se redimir. Aos 8 anos, o pequeno médium é contatado por espíritos atormentados que pedem seu auxilio para solucionar problemas terrenos que os impedem de evoluir. Mas como Cole não percebe a intenção deles, torna-se apenas uma criança aflita, amedrontada e com dificuldades de convivência. O médico o ajuda a compreender e superar seus medos, mas também é auxiliado pelo garoto a entender parte de seus conflitos pessoais em O Sexto Sentido (1999).
Minha Vida na Outra Vida (2000) é baseado em uma obra literária, autobiográfica, que a autora Jenny Cockell afirma tratar-se de fatos reais. No cinema, a personagem que interpreta a escritora americana (Jane Seymour) passa a ter lembranças de sua vida anterior (quando era Mary), uma irlandesa que morreu na década de 30. Ao perceber que todas as suas visões são reais, ela passa a buscar os filhos que teve no passado.
Em Os Outros (2001) uma mãe vive em uma mansão isolada com seus filhos, enquanto espera o marido retornar da II Guerra Mundial. Como as crianças sofrem de uma doença rara de hipersensibilidade à luz solar, a família vive na quase completa escuridão. Apesar da rotina incomum e cercada de manias (como só abrir uma porta após a outra ser fechada), passam os dias tranquilos. Porém tudo começa a mudar quando Grace (Nicole Kidman) contrata novos empregados, que começam a quebrar suas regras e a levam a encarar um problema que acomete muitos espíritos.
Em O Mistério da Libélula (2002), o médico Joe Darrow (Kevin Costner) fica viúvo e começa a sentir que a mulher, Emily (Susana Thompson), quer se comunicar. Ela faz isso através de simbólicas libélulas e de seus antigos pacientes que, entre a vida e a morte, conseguem fazer contato com ela e podem ajudar o casal a resolver as pendências que não os deixam seguir em frente.
Vale lembre que na TV também o tema está em voga. É só conferir.